Estudo de Atos 15:9 – Comentado e Explicado

Nem fez distinção alguma entre nós e eles, purificando pela os seus corações.
Atos 15:9

Comentário de Albert Barnes

E não faça diferença … – Embora não tivessem sido circuncidados, e ainda que não se conformassem à Lei de Moisés. Assim, Deus mostrou que a observância desses ritos não era necessária para a verdadeira conversão das pessoas e a aceitação com ele. Ele não nos deu, que somos judeus, nenhuma vantagem sobre eles, mas justificou e purificou tudo da mesma maneira.

Purificando seus corações – Assim, dando a melhor evidência de que ele os havia renovado e admitindo que eles favoreçam com ele.

Pela fé – crendo no Senhor Jesus Cristo. Isso demonstrou que o plano no qual Deus estava prestes a mostrar favor às pessoas não era por ritos e cerimônias externas, mas por um esquema que exigia fé como única condição de aceitação. Está ainda implícito aqui que não há fé verdadeira que não purifique o coração.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

não faça diferença = discriminado em nada. Grego. diakrino.

purificando = tendo limpado. Grego. katharizo. Compare Atos 10:15 ; Atos 11: 9 . O Heartsearcher é o limpador de coração.

= a fé. Grego. pistis. App-150.

Comentário de John Calvin

9. E ele não fez diferença. Havia de fato alguma diferença, porque os gentios que eram incircuncisos foram subitamente admitidos na aliança da vida eterna; enquanto os judeus foram preparados pela circuncisão até a fé. Mas o significado de Pedro é que ambos foram escolhidos – (102) juntos por Deus para a esperança da mesma herança, e que foram exaltados no mesmo grau de honra, para que fossem filhos de Deus e membros de Cristo, e, finalmente, a sagrada semente de Abraão, uma geração sacerdotal e principesca. Daí resulta que eles não podem, sem sacrilégio, ser considerados impuros, por isso Deus os escolheu para ser um povo peculiar e os consagrou como vasos sagrados de seu templo. Por ser derrubado o muro de separação, pelo qual os gentios e os judeus foram divididos entre si, ele uniu os gentios aos judeus, para que cresçam juntos em um corpo ( Efésios 2:14 😉 e que assim eu possa dizer , ele misturou circuncisão e incircuncisão, para que tanto os da família como os estrangeiros possam ser um em Cristo, e possam fazer uma Igreja; e que pode não haver mais judeus ou gregos. –

Vendo que pela fé ele purificou. Este membro é responsável perante o antigo adjunto que aplica a Deus; como se ele dissesse que Deus, que conhece os corações, interiormente expurgou os gentios, quando ele garantiu que eles seriam participantes de sua adoção, para que fossem dotados de limpeza espiritual. Mas ele acrescenta ainda mais que essa pureza consistia na fé. Portanto, ele ensina, primeiro, que os gentios têm verdadeira santidade sem cerimônias, o que pode ser suficiente diante do tribunal de Deus. Em segundo lugar, ele ensina que isso é alcançado pela fé e dela flui. Da mesma forma, Paulo conclui que a incircuncisão não impede um homem, mas que ele pode ser considerado santo e justo diante de Deus ( Romanos 4:10 😉 porque a circuncisão seguiu após a retidão na pessoa de Abraão, e por ordem de tempo foi o último, [posterior.] –

Mas aqui surge uma questão: se a pureza que os pais tinham no passado era diferente daquela que Deus deu agora aos gentios? Pois parece que Pedro distingue os gentios dos judeus por essa marca, porque, estando satisfeitos somente com a pureza do coração, eles não precisam da ajuda da lei. Eu respondo que um deles difere do outro, não em substância, mas em forma, [somente]. Porque Deus sempre respeitava a pureza interior do coração; e as cerimônias foram dadas aos idosos [antigos] somente por esta causa, para que eles pudessem ajudar sua fé. De modo que a limpeza, como figuras e exercícios tocantes, durou apenas um tempo, até a vinda de Cristo, que não tem lugar entre nós neste dia; como permanece desde o princípio do mundo até o fim a mesma verdadeira adoração a Deus, ou seja, a adoração espiritual; ainda há uma grande diferença na forma visível. Agora, vemos que os pais não obtiveram justiça pelas cerimônias, nem eram puros diante de Deus, mas pela pureza do coração. Pois as cerimônias de si mesmas não tinham importância para justificá-las; mas eles eram apenas ajudas, que acidentalmente (que eu posso chamá-lo) os purgaram; ainda assim, para que os pais e nós tivéssemos a mesma verdade. Agora, quando Cristo veio, tudo o que foi acidental desapareceu; e, portanto, vendo as sombras serem afastadas, resta a pura e pura pureza do coração. –

Assim é essa objeção facilmente respondida, que os judeus pensam que não pode ser respondida. A circuncisão é chamada de aliança eterna, ou do mundo ( Gênesis 17:13 ;), portanto, dizem eles, não deveria ser abolida. Se alguém disser que isso não se refere ao sinal visível, mas sim ao que foi figurado, será bem respondido; mas há outra resposta além disso. Visto que o reino de Cristo foi uma certa renovação do mundo, não haverá inconveniência se ele acabar com (103) todas as sombras da lei, desde que a perpetuidade da lei esteja fundamentada em Cristo. Eu venho agora ao segundo membro, onde Pedro coloca na fé a pureza [pureza] dos gentios. Por que ele não diz: Na perfeição das virtudes, ou santidade da vida, salvo apenas porque os homens têm justiça de outrem, e não de si mesmos? Pois, se os homens, vivendo bem e com justiça, compram a justiça, ou se devem ser limpos diante de Deus por natureza, essa sentença de Pedro deve cair no chão. Portanto, o Espírito diz nessas palavras claramente que toda a humanidade está poluída e com a imundície contaminada; segundo, que seus borrões não podem ser apagados de outra maneira senão pela graça de Cristo. Pois, vendo que a fé é o remédio pelo qual o Senhor nos ajuda livremente, é posta contra a natureza comum de todos os homens, como contra os méritos de cada homem. Quando digo que toda a humanidade está poluída, meu significado é que nada trazemos do ventre de nossa mãe, a não ser mera imundície, e que não há retidão em nossa natureza que possa nos reconciliar com Deus. A alma do homem era de fato dotada de dons singulares no início; mas todas as suas partes são tão corruptas com o pecado, que não resta mais nenhuma pureza; portanto, devemos buscar a limpeza sem nós mesmos. –

Pois, se alguém alega que pode ser recuperado por méritos de obras, não há nada mais absurdo do que imaginar que a natureza perversa e covarde possa merecer alguma coisa. Portanto, repousa que os homens buscam em outro lugar aquilo que nunca serão capazes de encontrar dentro de si. E certamente é o ofício da fé traduzir para nós o que é próprio de Cristo e torná-lo nosso por livre participação. Para que exista uma relação mútua entre fé e graça de Cristo. Pois a fé não nos limpa, como uma virtude ou qualidade derramada em nossas almas; mas porque recebe a pureza que é oferecida em Cristo. Também devemos observar a frase: que Deus purifica os corações; pelo qual Lucas faz de Deus o autor da fé, e também ensina que a pureza é seu benefício. Para resumir, ele significa para nós que aquilo é dado aos homens pela graça de Deus que eles não podem dar a si mesmos. Mas na medida em que dissemos que a fé toma a de Cristo que ela transborda [transfere] para nós; agora devemos ver como a graça de Cristo nos limpa, para que possamos agradar a Deus. E existe uma dupla maneira de purgar, porque Cristo nos oferece e nos apresenta limpos e justos aos olhos de seu Pai, guardando diariamente nossos pecados, que ele uma vez purgou com seu sangue; segundo, porque, mortificando as concupiscências da carne pelo seu Espírito, ele nos reforma para a santidade da vida. Compreendo de bom grado os dois tipos de purga sob essas palavras; porque Lucas não toca apenas em um tipo de purga, mas ensina que toda a perfeição disso consiste nas cerimônias da lei. –

Utrosque pariter allectos esse “, que ambos eram igualmente atraídos .

Nihil esse absurdi si finem … imposuerit “, não há absurdo por ele ter acabado.

Comentário de Adam Clarke

Não faça diferença entre nós e eles – dando-lhes o Espírito Santo, embora incircunciso, como ele havia dado a nós que fomos circuncidados: uma prova evidente de que, no julgamento de Deus, a circuncisão não era uma preparação para receber o Evangelho de Cristo . E como a purificação do coração pelo Espírito Santo era o grande objetivo da religião de Deus, e somente aquela pela qual a alma poderia ser preparada para uma imortalidade abençoada, e os gentios haviam recebido isso sem circuncisão, consequentemente, a sombra podia não ser considerado de valor algum, agora a substância foi comunicada.

Comentário de John Wesley

E não faça diferença entre nós e eles, purificando seus corações pela fé.

Purificação – Esta palavra é repetida em Atos 10:15 ; seus corações – O coração é a sede apropriada da pureza; pela fé – sem se preocupar com a lei mosaica.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 10:15 – A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”.

Atos dos Apóstolos 10:28 – e lhes disse: “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 14:1 – Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 10:11 – Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 7:18 – Foi alguém chamado sendo já circunciso? Não desfaça a sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 2:14 – Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *