Estudo de Efésios 4:6 – Comentado e Explicado

Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.
Efésios 4:6

Comentário de Albert Barnes

Um Deus – O mesmo Deus; portanto, deve haver unidade. Se houvesse muitos deuses a serem adorados, não poderia haver mais esperança de unidade do que entre os adoradores de Mamom e Baco e os vários outros ídolos que as pessoas criaram. Pode-se esperar que pessoas que têm atividades diferentes e objetos diferentes de afeto supremo não tenham união. Pessoas que adoram muitos deuses, não podem esperar estar unidas. Suas afeições são direcionadas a diferentes objetos, e não há harmonia ou simpatia pelo sentimento. Mas onde existe um objeto supremo de apego, pode-se esperar que haja unidade. Os filhos de uma família dedicada aos pais serão unidos entre si; e o fato de que todos os cristãos têm o mesmo grande objetivo de adoração deve constituir um forte vínculo de união entre si – uma cadeia sempre mantida viva.

E Pai de todos – Um Deus que é o Pai de todos; isto é, quem é um Pai comum a todos que crêem. Que isso se refere ao Pai, em contraste com o Filho e o Espírito Santo, parece evidente. O Espírito e o Filho são mencionados nos versículos anteriores. Mas o fato de o “Pai de todos” ser mencionado como “Deus” não prova que o Espírito e o Filho também não são dotados de atributos divinos. Essa questão deve ser determinada pelos atributos atribuídos ao Filho e ao Espírito Santo em outros lugares. Todos os cristãos sinceros adoram “um” Deus, e “mas” um. Mas eles supõem que esse único Deus subsiste como Pai, Filho e Espírito Santo, unidos de maneira misteriosa e constituindo o único Deus, e que não existe outro Deus. Que o Pai é divino, todos eles sustentam, como Paulo afirma aqui; que o Filho e o Espírito Santo também são divinos, eles também sustentam; veja a nota de Philemon 2: 6 ; Romanos 9: 5 nota. O significado aqui é que Deus é o Pai comum de “todo” seu povo – dos ricos e dos pobres; o vínculo e o livre; os instruídos e os não instruídos. Ele não faz acepção de pessoas. Nada tenderia mais a superar os preconceitos de cor, posição e riqueza, do que sentir que todos temos um Pai; e que somos todos igualmente objetos de seu favor; compare notas em Atos 17:26 .

Quem está acima de tudo – Quem é supremo; quem preside todas as coisas.

E através de todos – Ele permeia a natureza universal, e sua agência é vista em todos os lugares.

E em todos vocês – Não há ninguém em cujo coração ele não habite. Você é o templo dele, e ele habita em você; veja Efésios 2:22 ; notas, 1 Coríntios 6:19 . O argumento aqui é que, como o mesmo Deus habitava em todos os corações, eles deveriam ser um. Veja esse argumento lindamente expresso na oração do Salvador, João 17:21 ; compare João 14:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

Deus App-98.

Pai . App-98. Observe as sete ocorrências de “um” ; corpo, Espírito, esperança, Senhor, , batismo. Deus e Pai; três de cada lado do Senhor Jesus Cristo.

através . App-104. Efésios 4: 1 .

você Os textos omitem.

tudo . A habitação de Deus nos membros do corpo por pneuma theou. Ver Romanos 8: 9 .

Comentário de John Calvin

6. Um Deus e Pai de todos. Este é o argumento principal, do qual todo o resto flui. Como é que estamos unidos pela fé, pelo batismo ou mesmo pelo governo de Cristo, mas porque Deus Pai, estendendo a cada um de nós sua presença graciosa, emprega esses meios para nos reunir a si mesmo? As duas frases , ?p? p??t?? ?a? d?? p??t??, podem significar, acima de tudo e através de todas as Coisas, ou acima de tudo e através de todos os homens. Qualquer significado se aplicará suficientemente bem, ou melhor, em ambos os casos, o significado será o mesmo. Embora Deus, por seu poder, defenda, mantenha e governe todas as coisas, Paulo agora não está falando do universal, mas do governo espiritual que pertence à igreja. Pelo Espírito de santificação, Deus se espalha por todos os membros da igreja, abraça todos em seu governo e habita em todos; mas Deus não é inconsistente consigo mesmo e, portanto, não podemos deixar de nos unir a ele em um corpo.

Essa unidade espiritual é mencionada por nosso Senhor.

“Santo Padre, guarda em teu próprio nome aqueles que tu me deste, para que sejam um como nós.”
( João 17:11 )

Isso é verdade, de fato, em um sentido geral, não apenas de todos os homens, mas de todas as criaturas. “Nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.” ( Atos 17:28 .) E novamente: “Não encho o céu e a terra, diz o Senhor?” ( Jeremias 23:24 .) Mas devemos atender à conexão em que esta passagem se encontra. Paulo está agora ilustrando a relação mútua de crentes, que não tem nada em comum nem com homens iníquos nem com animais inferiores. A essa relação, devemos limitar o que é dito sobre o governo e a presença de Deus. É por esta razão, também, que o apóstolo usa a palavra Pai, que se aplica apenas aos membros de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Um Deus – A fonte de todo ser, auto-existente e eterna; e Pai de todos, judeus e gentios, porque ele é o Pai dos espíritos de toda a carne.

Quem está acima de tudo – ? ep? pa?t?? · Quem está acima de tudo; como o rei dos reis e o senhor dos senhores.

E através de todos – Penetrando em tudo; estar presente com tudo; provendo todas as criaturas; e por sua energia apoiando todas as coisas.

E em todos vocês – Pela energia de seu Espírito, iluminando, acelerando, purificando e confortando; em uma palavra, tornando seus corações os templos do Espírito Santo. Alguns pensam que o mistério da bem-aventurada Trindade está contido neste versículo: Deus está acima de tudo, como Pai; através de todos, pelo Logos ou Word; e em tudo, pelo Espírito Santo.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 4: 6 . Um Deus e Pai de todos, etc. – Embora Deus possa ser universalmente derrotado no Pai de todas as coisas, que está acima, através e em todos eles, como Ele os criou e sustenta, e tem domínio supremo sobre eles: e como em a ele vivemos, nos movemos e temos nosso ser; ainda o pai de todos, & c. nesse lugar, evidentemente, significa algo mais peculiar e distintivo, com relação especial a todo o seu povo crente e à sua graciosa operação neles: pois isso melhor se adapta ao design do argumento do apóstolo e é mais agradável a todos os outros exemplos de união. antes recitado, que, sem dúvida, tem uma referência particular e contida à igreja; e tudo aqui pretendido, admite uma construção muito fácil, como resposta ao único corpo, Efésios 4: 4 e a todos vocês no final deste versículo. Mas quando se diz que o Pai de todos os verdadeiros crentes é um Deus, isso não exclui mais o Filho e o Espírito de serem Deus, juntamente com o Pai, do que Cristo ser chamado de um Senhor, e o Espírito Santo um Espírito, Efésios 4: 4 -5 exclui o Pai de ser Senhor e Espírito junto com eles: e o que é dito aqui de Deus Pai como acima ou acima de tudo ( ep? pa?t?? ), é dito de Cristo, como acima de tudo, ( ep? pa?t?? ) Deus abençoou para sempre ( Romanos 9: 5. ) E como o Pai é através de e em todos os crentes, e todas as coisas que se referem a eles como crentes; assim é dito de nosso Senhor Jesus Cristo, que todas as coisas são por ele, ou através dele ( d? ?? ta pa?ta ), 1 Coríntios 8: 6 e que ele preenche tudo, Efésios 1:23 e os crentes são os templos do Espírito Santo, nos quais o Espírito de Deus habita ( 1 Coríntios 3:16 .) Portanto, um Deus e Pai de todos pode ser considerado como um caráter pessoal, e , portanto, o significado é que existe apenas um Deus Pai, em distinção de um Deus Filho e Espírito; ou como um caráter essencial , e, portanto, existe apenas um Deus verdadeiro, inclusive o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a quem somos devotados em nosso batismo, Efésios 4: 5, em oposição a todos os deuses falsos; e com a mesma propriedade, pode-se dizer que existe um Deus, o Filho, e um Deus, o Espírito, para distingui-los pessoalmente do Pai, e essencialmente de todos os deuses falsos.

Comentário de John Wesley

Um Deus e Pai de todos, que está acima de tudo, e através de todos, e em todos vocês.

Um Deus e Pai de todos – que crêem.

Quem está acima de tudo – Presidindo todos os seus filhos, operando através de todos eles por Cristo, e habitando em todos pelo seu Espírito.

Referências Cruzadas

Gênesis 14:19 – e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra.

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

Salmos 95:3 – Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.

Isaías 40:11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

Isaías 40:21 – Será que vocês não sabem? Nunca ouviram falar? Não lhes contaram desde a antigüidade? Vocês não compreenderam como a terra foi fundada?

Isaías 63:16 – Entretanto, tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel nos ignora; tu, Senhor, és o nosso Pai, e desde a antigüidade te chamas nosso Redentor.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Daniel 5:18 – “Ó rei, foi a Nabucodonosor, teu predecessor que o Deus Altíssimo deu soberania, grandeza, glória e majestade.

Malaquias 2:10 – Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que será então que quebramos a aliança dos nossos antepassados sendo infiéis uns com os outros?

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Romanos 11:36 – Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

1 Coríntios 12:6 – Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Gálatas 4:3 – Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo.

Efésios 1:21 – muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 6:23Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *