Estudo de 1 Pedro 5:6 – Comentado e Explicado

Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno.
1 Pedro 5:6

Comentário de Albert Barnes

Humilhem-se, portanto – estejam dispostos a ocupar um lugar baixo – um lugar que se torna você. Não arrogem para si mesmos o que não lhe pertence; não demonstre orgulho e arrogância à sua maneira; não se exalte acima dos outros. Veja as notas em Lucas 14: 7-11 . Compare Provérbios 15:33 ; Provérbios 18:12 ; Provérbios 22: 4 ; Miquéias 6: 8 ; Filemom 2: 8 .

Sob a poderosa mão de Deus – Isto provavelmente se refere às calamidades que ele havia trazido sobre eles, ou estava prestes a causar sobre eles; representado aqui, tantas vezes em outros lugares, como a imposição de sua mão – a mão sendo aquela pela qual realizamos qualquer coisa. Quando aquela mão estava sobre eles, eles não deveriam ser levantados com orgulho e espírito de rebelião, mas deveriam ocupar um lugar humilde diante dele e submeter-se a ele com uma mente calma, acreditando que os exaltaria no devido tempo. . Não há situação em que se sinta mais humilde do que em cenas de aflição.

Para que ele te exalte no devido tempo – Quando ele achar que é um tempo apropriado:

(1) Eles podem ter certeza de que isso seria feito em algum momento. Ele nem sempre os deixava nessa condição baixa e deprimida. Ele tirava a mão pesada e as levantava do estado de tristeza e sofrimento.

(2) isso seria no devido tempo; isto é, no tempo apropriado, no melhor momento:

(a) Pode ser na vida presente.

(b) Certamente estaria no mundo vindouro. Lá eles seriam exaltados com honras que serão mais do que equivalentes a toda perseguição, pobreza e desprezo sofridos neste mundo. Ele pode muito bem ser humilde aqui, que deve ser exaltado a um trono no céu.

Comentário de E.W. Bullinger

Humilhem-se . Ver 2 Coríntios 11: 7 .

abaixo . App-104.

poderoso . Grego. krataios. Só aqui. Compare 1 Coríntios 16:13 e App-172.

isso = para que isso. Grego. hina .

exaltar . Ver João 12:32 .

devido tempo = estação.

Comentário de John Calvin

6 Humilhem-se, portanto. Devemos sempre ter em mente para que fim ele nos pede que sejamos humildes diante de Deus, para que sejamos mais corteses e gentis com nossos irmãos, e não nos recusemos a nos submeter a eles, tanto quanto o amor exigir. Então, aqueles que são altivos e refratários para com os homens, estão, ele diz, agindo insolentemente em relação a Deus. Ele, portanto, exorta todos os piedosos a se submeterem à autoridade de Deus; e ele chama o poder de Deus de sua mão, para que os faça temer mais. Pois, embora a mão seja freqüentemente aplicada a Deus, ela deve ser entendida aqui de acordo com as circunstâncias da passagem. Mas, como costumamos temer, para que a nossa humildade não seja uma desvantagem para nós, e outros possam, por esse motivo, ficar mais insolentes, Pedro atende a essa objeção e promete eminência a todos os que se humilharem.

Mas ele acrescenta, no devido tempo, que ele pode ao mesmo tempo evitar muita pressa. Ele então sugere que é necessário que aprendamos a humildade agora, mas que o Senhor sabe muito bem quando é conveniente sermos elevados. Assim, cabe a nós ceder ao seu conselho.

Comentário de Adam Clarke

Humilhem-se – Aqueles que se submetem pacientemente às dispensações da providência de Deus, ele eleva; aqueles que se elevam, Deus desce.

Se não nos humilharmos sob a graça de Deus, ele nos humilhará sob seus julgamentos. Aqueles que pacientemente se submetem a ele, ele exalta no devido tempo; se sua mão é poderosa para deprimir, também é poderosa para exaltar.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 5: 6 . Sob a poderosa mão de Deus, “Sob todas as dispensações da providência divina, mesmo que os homens iníquos devam ser os instrumentos para realizar seus propósitos”. Talvez por essa expressão, o apóstolo pretenda lembrá-los de que a mão de uma justa providência estava preocupada com os eventos devidos à maldade dos homens: tão preocupados em dominá-los e torná-los instrumentais e subservientes para a realização de seus próprios projetos. Isso é fortemente sugerido, Isaías 10: 5 . Salmos 17:14 e em muitos lugares paralelos.

Comentário de John Wesley

Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no devido tempo.

A mão de Deus – está em todos os problemas.

Referências Cruzadas

Exodo 3:19 – Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force.

Exodo 10:3 – Dirigiram-se, pois, Moisés e Arão ao faraó e lhe disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto.

Exodo 32:11 – Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: “Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?

Levítico 26:41 – que me levaram a opor-me a eles e a enviá-los para a terra dos seus inimigos; se o seu coração obstinado se humilhar, e eles aceitarem o castigo do seu pecado,

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

1 Reis 21:29 – “Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho”.

2 Reis 22:19 – Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante do Senhor, ao ouvir o que falei contra este lugar e contra seus habitantes, que seriam arrasados e amaldiçoados, e porque você rasgou as vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.

2 Crônicas 12:6 – Os líderes de Israel e o rei se humilharam e disseram: “O Senhor é justo”.

2 Crônicas 12:12 – Como Roboão se humilhou, a ira do Senhor afastou-se dele, e ele não foi totalmente destruído. Aliás, ainda havia algo de bom em Judá.

2 Crônicas 30:11 – No entanto, alguns homens de Aser, de Manassés e de Zebulom humilharam-se e foram para Jerusalém.

2 Crônicas 32:26 – Então Ezequias humilhou-se reconhecendo o seu orgulho, como também o povo de Jerusalém; por isso a ira do Senhor não veio sobre eles durante o reinado de Ezequias.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

2 Crônicas 33:23 – Mas, ao contrário de seu pai Manassés, não se humilhou diante do Senhor, antes, aumentou a sua culpa.

2 Crônicas 36:12 – Ele fez o que o Senhor, o seu Deus, reprova, e não se humilhou diante do profeta Jeremias, que lhe falava como porta-voz do Senhor.

Jó 36:22 – “Deus é exaltado em seu poder. Quem é mestre como ele?

Salmos 75:10 – Destruirei o poder de todos os ímpios, mas o poder dos justos aumentará.

Salmos 89:13 – O teu braço é poderoso; a tua mão é forte, exaltada é tua mão direita.

Salmos 89:16 – Sem cessar exultam no teu nome, e alegram-se na tua retidão,

Provérbios 29:23 – O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.

Isaías 2:11 – O olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

Isaías 40:4 – Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas, serão niveladas.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Jeremias 13:18 – Diga-se ao rei e à rainha-mãe: “Desçam do trono, pois as suas coroas gloriosas caíram de suas cabeças”.

Jeremias 44:10 – Até hoje eles não se humilharam nem mostraram reverência, e não têm seguido a minha lei e os decretos que coloquei diante de vocês e dos seus antepassados”.

Ezequiel 17:21 – Todas as suas tropas em fuga cairão pela espada, e os sobreviventes serão espalhados aos ventos. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei.

Ezequiel 21:6 – “Portanto, passe a gemer, filho do homem! Passe a gemer diante deles com o coração partido e com amarga tristeza.

Daniel 5:22 – “Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso.

Miquéias 6:8 – Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Mateus 23:12 – Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Lucas 1:52 – Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.

Lucas 14:11 – Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.

Lucas 18:14 – “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

1 Coríntios 10:22 – Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

Tito 1:3 – No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

Tiago 1:9 – O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.

Tiago 4:10 – Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

Tiago 5:10 – Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *