Estudo de Atos 16:25 – Comentado e Explicado

Pela meia-noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam um hino a Deus, e os prisioneiros os escutavam.
Atos 16:25

Comentário de Albert Barnes

E à meia-noite – Provavelmente, sua postura dolorosa e os sofrimentos de suas recentes flagelações os impediram. dormindo. No entanto, embora não tivessem descanso, tinham uma consciência tranquila e os apoios da religião.

Orei – Apesar de terem sofrido muito, ainda tinham motivos para apreender mais. Eles procuraram, portanto, a graça sustentadora de Deus.

E cantou louvores – Compare as notas em 35:10 . Nada além de religião teria permitido que eles fizessem isso. Eles haviam sofrido muito, mas ainda tinham motivos de gratidão. O cristão pode encontrar mais alegria verdadeira em uma prisão do que o monarca em seu trono.

E os prisioneiros os ouviram – e sem dúvida com espanto. Oração e louvor não são comuns em uma prisão. O canto de regozijo e a linguagem do louvor não são comuns entre homens deitados em uma masmorra. Nesta narrativa, podemos aprender:

(1) Que o cristão tem dentro de si as fontes de sua felicidade. As circunstâncias externas não podem destruir sua paz e alegria. Em uma masmorra, ele pode encontrar uma felicidade tão real quanto em um trono. Na terra fria, espancada e machucada, ele pode ser tão verdadeiramente feliz quanto em uma cama de baixo.

(2) os inimigos dos cristãos não podem destruir sua paz. Eles podem encarcerar o corpo, mas não podem atar o espírito, podem excluir dos confortos terrenos, mas não podem afastá-los da presença e da graça sustentadora de Deus.

(3) vemos o valor de uma boa consciência. Nada mais pode dar paz; e entre as horas de vigília da noite, seja em uma masmorra ou em um leito de doença, é mais valioso do que toda a riqueza do mundo.

(4) vemos o valor inestimável da religião de Cristo. Cabe em todas as cenas; suporte em todas as tentativas; defende de dia ou de noite; inspira a alma com confiança em Deus; e põe nos lábios os cânticos de louvor e ação de graças.

(5) temos aqui uma cena sublime e santa que o pecado e a infidelidade jamais poderiam proporcionar. Que espetáculo mais sublime a Terra testemunhou do que o de homens açoitados e encarcerados, sofrendo inflições injustas e cruéis e antecipando dores ainda maiores; todavia, com uma mente calma, uma consciência pura, uma alegria santa, derramando seus desejos e louvores à meia-noite, no ouvido de Deus que sempre ouve a oração! A escuridão, a quietude, a solidão deram sublimidade à cena e ensinam-nos quão inestimável é o privilégio de acessar o trono da misericórdia neste mundo sofredor.

Comentário de E.W. Bullinger

meia noite . Grego. meaonuktion. Somente aqui, Atos 20: 7 . Marcos 13:35 . Lucas 11: 5 .

orou e = orando. Grego. proseuchomai. App-134.

cantou louvores até . Literalmente estavam cantando. Grego. humneo. Aqui, Mateus 26:30 . Marcos 14:26 . Hebreus 2:12 . As duas primeiras passagens se referem ao grande Hallel. Veja notas em Mateus 26:30 . , Psalms 118:29 , and in the result, Psalms 114:7 . Salmo 113. Se isso foi cantado por Paulo e Silas, observe o belo significado dos Salmos 115: 11 , Salmos 116: 3 , Salmos 116: 4 , Salmos 116: 15 , Salmos 116: 17 , Salmos 118: 6 , Salmos 118: 29 e, no resultado, Salmos 114: 7 . O substantivo humnoa (hino) apenas em Efésios 5:19 . Colossenses 3:16 .

ouvido = estava ouvindo. Grego. epakroaomai. Só aqui. O substantivo ocorre em 1 Samuel 15:22 (Septuaginta).

Comentário de Adam Clarke

À meia-noite, Paulo e Silas cantaram louvores – Embora esses homens santos sentissem muita coisa e tivessem motivos para temer mais, ainda assim eles não são julgados e até felizes em seus sofrimentos: estavam tão plenamente satisfeitos que estavam certos e cumpriram seu dever. , que não havia espaço para arrependimento ou reprovação. Ao mesmo tempo, eles tinham consolações de Deus que podiam tornar qualquer circunstância não apenas tolerável, mas agradável. Eles oraram, primeiro, por graça para apoiá-los, e por perdão e salvação por seus perseguidores; e depois, em segundo lugar, cantou louvores a Deus, que os havia chamado a esse estado de salvação, e os considerou dignos de sofrer vergonha pelo testemunho de Jesus. E, embora estivessem na prisão interna, eles cantaram tão alto e com tanto entusiasmo que os prisioneiros os ouviram.

Comentário de Thomas Coke

Atos 16: 25-26 . E à meia-noite, Paulo e Silas, etc. – Esses apóstolos abençoados eram tão pouco assustados com o sofrimento, como elevados quando eram acariciados e prestes a ser adorados por suas curas milagrosas. Essa foi a verdadeira fortaleza; uma compostura e firmeza de mente que surgem, através da graça divina, de um sentimento de terem cumprido seu dever e serem aceitas por seu grande Senhor e Mestre. A partir dessa consciência de sua integridade e desse sentido do favor divino, Paulo e Silas, à meia-noite, quando as feridas e tormentos que sofreram causam o maior desconforto, em vez de proferir suspiros e gemidos, oram e cantam hinos de louvor e agradecimento a Deus Todo-Poderoso tão alto e tão alegremente que todos os presos os ouviram, regozijando-se por serem considerados dignos de sofrer vergonha por Cristo. Enquanto eles estavam nessa devoção extática, eles tinham um sinal miraculoso e extraordinário da aceitação divina, tão notável quanto o envio de fogo do céu para consumir os sacrifícios da antiguidade; pois de repente houve um grande terremoto, todas as portas da prisão foram abertas e todos os laços dos presos foram soltos.

Comentário de Scofield

orou

Aceso. estavam orando e cantando hinos.

Comentário de John Wesley

E à meia-noite Paulo e Silas oraram e cantaram louvores a Deus; e os presos os ouviram.

Paulo e Silas cantaram um hino a Deus – apesar do cansaço, da fome e do sangue.

E os prisioneiros ouviram – Uma música à qual eles não estavam acostumados.

Referências Cruzadas

Esdras 3:12 – Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos líderes de família mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em voz alta quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria.

Jó 35:10 – Mas não há quem pergunte: ‘Onde está Deus, o meu Criador, que de noite faz surgirem cânticos,

Salmos 22:2 – Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!

Salmos 34:1 – Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.

Salmos 42:8 – Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 71:7 – Tornei-me um exemplo para muitos, porque tu és o meu refúgio seguro.

Salmos 77:2 – Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!

Salmos 77:6 – de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta:

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 119:55 – De noite lembro-me do teu nome, Senhor! Vou obedecer à tua lei.

Salmos 119:62 – À meia-noite me levanto para dar-te graças pelas tuas justas ordenanças.

Isaías 30:29 – E vocês cantarão como em noite de festa sagrada; seus corações se regozijarão como quando se vai, ao som da flauta, ao monte do Senhor, à Rocha de Israel.

Zacarias 3:8 – ” ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo.

Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 26:38 – Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.

Lucas 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

Lucas 22:44 – Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 4:16 – Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 6:10 – entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

1 Tessalonicenses 5:16 – Alegrem-se sempre.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

Tiago 5:13 – Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *