Estudo de Isaías 25:9 – Comentado e Explicado

Naquele dia dirão: Eis nosso Deus do qual esperamos nossa libertação. Congratulemo-nos, rejubilemo-nos por seu socorro,
Isaías 25:9

Comentário de Albert Barnes

E será dito naquele dia – Pelo povo de Deus. Essa deve ser a linguagem de exultação e alegria que eles devem usar.

Eis que este é o nosso Deus – esta é a linguagem daqueles que agora vêem e saudam seu libertador. Isso implica que tal libertação e misericórdia só poderiam ser concedidas por Deus, e que o fato de tais misericórdias terem sido concedidas era prova de que ele era o Deus deles.

Esperamos por ele – em meio a muitas provações, perseguições e calamidades, esperamos a vinda de nosso Deus para nos libertar e nos regozijaremos na salvação que ele traz.

Este é o Senhor – este é o Senhor. Foi o Senhor que trouxe esta libertação. Ninguém, mas ele poderia fazer isso. O plano de redimir a misericórdia vem dele, e para ele deve ser atribuído todos os benefícios que isso confere ao homem.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 25: 9 . E deve ser dito Este versículo contém a proposição do antistrófico, ou parte antifonal desta doxologia, na qual o povo deve cantar em resposta à parte anterior, que, como observamos, era a canção dos anciãos. Era para ser cantado naquele dia, ou naquele tempo, em que Deus havia realizado suas maravilhas pela salvação de seu povo. As expressões são fortes e brilhantes, e são bem adaptadas àquele estado de espírito, que é a conseqüência de altos favores e libertações de sinais concedidas por Deus.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 25: 9 . E será dito naquele dia – Pelo povo de Deus, no caminho do triunfo e da resposta aos seus inimigos; Eis que este é o nosso Deus – seus deuses são ídolos sem sentido e impotentes; mas nosso Deus é onipotente e fez essas grandes e gloriosas obras que enchem o mundo de admiração. Podemos nos vangloriar dele, pois não há deus como ele. Nós esperamos por ele – aparecer em carne; esperamos a vinda de nosso Messias, ou Salvador, há muito prometido, e esperamos muito tempo; e agora finalmente ele veio ao mundo, trazendo salvação com ele.

Comentário de Adam Clarke

Deverá ser dito “Eles dirão” – Então a Septuaginta e a Vulgata, no número plural. Eles lêem ????? veameru , o siríaco lê ????? veamarta , dirás. Eles dirão, isto é, os judeus e os gentios – Eis que este [Jesus Cristo] é o nosso Deus: nós esperamos por ele, de acordo com as previsões dos profetas. Nós o esperávamos, e não ficamos desapontados; por isso seremos felizes e nos regozijaremos em sua salvação.

Comentário de John Calvin

9. E será dito. O verbo ??? (a mar ) é indefinido: “Ele dirá;” mas como o discurso não se relaciona com um ou outro indivíduo, mas com todos em geral, escolhi traduzi-lo de forma passiva. (146) Esta é uma excelente conclusão; pois mostra que os benefícios de Deus não são de forma alguma duvidosos ou incertos, mas são realmente recebidos e usufruídos pelos homens. O Profeta declara que o banquete do qual ele falou anteriormente (versículo 6) não será em vão preparado por Deus; porque os homens deleitam-se e possuem alegria eterna.

Eis que este é o nosso Deus. Esse grito de alegria, que ele declara que será público, é a prova e prova reais, por assim dizer, da experiência da graça de Deus. Essa passagem deve ser cuidadosamente observada; pois o Profeta mostra que haverá uma revelação que fixará a mente dos homens na palavra de Deus, para que eles confiem nela sem nenhum tipo de hesitação; e se essas coisas pertencem ao reino de Cristo, como indubitavelmente pertencem, derivamos deles esse fruto valioso, que os cristãos, a menos que estejam querendo a si mesmos e rejeitando a graça de Deus, têm a verdade indubitável sobre a qual podem confiar com segurança. Deus removeu toda a base de dúvida e revelou-se a eles dessa maneira, para que se aventurassem livremente a declarar que sabem com certeza qual é a vontade dele, e podem dizer com verdade o que Cristo disse à mulher samaritana: Adoramos o que sabemos. ” ( João 4:22 .) Tendo sido informados pelo evangelho sobre a graça oferecida por Cristo, agora não vagamos em opiniões incertas, como os outros, mas abraçamos Deus e sua adoração pura. Digamos corajosamente: “Afaste-se de todas as invenções dos homens!”

É apropriado observar o contraste entre esse tipo sombrio e débil de conhecimento que os pais desfrutavam sob a lei e a plenitude que brilha para nós no evangelho. Embora Deus tenha se dignado conceder ao seu povo antigo a luz da doutrina celestial, ele se tornou mais conhecido por meio de Cristo, como nos é dito;

“Ninguém jamais viu Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, o declarou. ( João 1:18 .)

O Profeta agora exalta a certeza que o Filho de Deus nos trouxe por sua vinda, quando “nos mostra o Pai”. ( João 14: 9. ) No entanto, enquanto destacamos os povos antigos a esse respeito, que a reconciliação obtida por meio de Cristo torna Deus, por assim dizer, mais gracioso para nós, não há outra maneira pela qual Deus possa ser conhecido, a não ser através de Cristo, que é “o padrão e a imagem de sua substância”. ( Hebreus 1: 3. ) “Quem não conhece o Filho, não conhece o Pai.” ( João 14: 7. ) Embora judeus, maometanos e outros infiéis, se gabem de que adoram a Deus, o criador do céu e da terra, mas adoram um Deus imaginário. Por mais obstinados que sejam, eles seguem opiniões duvidosas e incertas em vez da verdade; tateiam no escuro e adoram sua própria imaginação em vez de Deus. Em resumo, além de Cristo, toda religião é enganosa e transitória, e todo tipo de adoração deve ser abominável e audaciosamente condenado.

Tampouco é sem razão que o Profeta emprega não apenas o advérbio Lo , mas o pronome demonstrativo Isto, (147) , a fim de atestar mais plenamente a presença de Deus, pois, um pouco depois, repetindo a declaração de certeza e confiança. , ele expressa a firmeza que será encontrada naqueles que devem adorar a Deus por meio de Cristo. É certo que não podemos compreender Deus em sua majestade, pois ele “habita em luz inacessível” ( 1 Timóteo 6:16 ), que imediatamente nos dominará, se tentarmos alcançá-lo; e, portanto, ele se acomoda à nossa fraqueza, se doa a nós através de Cristo, por quem nos faz participantes da sabedoria, retidão, verdade e outras bênçãos. ( 1 Coríntios 1:30 .)

Este é Jeová. É digno de observação que, quando ele chama Cristo de Deus dos crentes, ele lhe dá o nome “Jeová”; da qual inferimos que a eternidade real de Deus pertence à pessoa de Cristo. Além disso, uma vez que Cristo se tornou conhecido por nós pelo evangelho, isso prova a ingratidão básica daqueles que, não satisfeitos com uma manifestação tão completa, ousaram acrescentar a ela sua própria especulação ociosa, como foi feito por Popery.

Nós esperamos por ele. Ele expressa a firmeza e perseverança daqueles que já abraçaram Deus em Cristo; pois não deve ser um conhecimento temporário, mas devemos perseverar nele até o fim. Agora, Isaías fala em nome da Igreja antiga, que naquela época tinha seu assento, estritamente falando, apenas entre os judeus; e, portanto, desprezando como todos os deuses que eram adorados em outros países, ele ousadamente declara que sozinho, que se revelou a Abraão ( Gênesis 15: 1 ) e proclamou sua lei pela mão de Moisés ( Êxodo 20). : 1 )) é o Deus verdadeiro. Outras nações, envolvidas nas trevas da ignorância, não “esperaram” pelo Senhor: essa “espera” brota da fé, que é acompanhada de paciência, e não há fé sem a palavra.

Assim, ele adverte os crentes que a salvação deles repousa na esperança e na expectativa; pois as promessas de Deus foram suspensas até a vinda de Cristo. Além disso, devemos observar qual era a condição daqueles tempos; pois parecia que nem a promessa de Deus havia chegado a nada, ou ele havia rejeitado a posteridade de Abraão. Certamente, embora parecessem muito distantes, Deus naquele momento não lhes apareceu; e, portanto, eles devem ter sido dotados de paciência surpreendente para suportar tais tentações pesadas e agudas. Por conseguinte, ele pede que esperem em silêncio pela vinda de Cristo; pois então eles perceberão claramente o quão perto de Deus está daqueles que o adoram.

A mesma doutrina deve nos acalmar nos dias atuais, para que, embora nossa salvação seja oculta, ainda assim podemos “esperar pelo Senhor” com firme e inabalável esperança e, quando estiver distante, sempre dirá: , aqui está ele. Em tempos de maior confusão, vamos aprender a distingui-lo por essa marca: Este é ele . (148) Quanto às palavras, embora ele diga, no passado, (149) “Nós nos regozijamos e nos alegramos em sua salvação;” ainda as palavras denotam um ato continuado; e, um pouco antes, ele dissera no tempo futuro: “Ele nos salvará”. O significado pode ser assim resumido: “Cristo nunca decepcionará as esperanças de seu povo, se o invocarem com paciência”.

Comentário de John Wesley

E será dito naquele dia: Eis que este é o nosso Deus; nós esperamos por ele, e ele nos salvará; este é o Senhor; nós esperamos por ele, seremos felizes e nos alegraremos em sua salvação.

Nosso Deus – Nosso Messias, prometido há muito tempo e por quem esperamos muito tempo, veio ao mundo, trazendo salvação com ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:18 – “Ó Senhor, eu espero a tua libertação!

Salmos 9:14 – para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação.

Salmos 20:5 – Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus. Que o Senhor atenda todos os teus pedidos!

Salmos 21:1 – O rei se alegra na tua força, ó Senhor! Como é grande a sua exultação pelas vitórias que lhe dás!

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Salmos 37:5 – Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

Salmos 62:1 – A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.

Salmos 62:5 – Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

Salmos 95:1 – Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação.

Salmos 100:1 – Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!

Isaías 8:17 – Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança.

Isaías 12:1 – Naquele dia você dirá: “Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 26:8 – Também no caminho das tuas ordenanças esperamos em ti, Senhor. O teu nome e a tua lembrança são o desejo do nosso coração.

Isaías 30:18 – Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Isaías 66:10 – “Regozijem-se com Jerusalém e alegrem-se por ela, todos vocês que a amam; regozijem-se muito com ela, todos vocês que por ela pranteiam.

Miquéias 7:7 – Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.

Sofonias 3:14 – Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém!

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Lucas 2:25 – Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Lucas 2:28 – Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

Filipenses 3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

2 Pedro 3:12 – esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Apocalipse 22:20 – Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *