Estudo de Atos 20:19 – Comentado e Explicado

Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que me sobrevieram pelas ciladas dos judeus.
Atos 20:19

Comentário de Albert Barnes

Servir ao Senhor – No cumprimento dos deveres apropriados de seu ofício apostólico e na vida privada. Cumprir corretamente nossos deveres em qualquer vocação é servir ao Senhor. A religião é frequentemente representada na Bíblia como um serviço prestado ao Senhor.

Com toda humildade – Sem arrogância, orgulho ou espírito de ditado; sem um desejo de “dominar sobre a herança de Deus”; sem ser exaltado com a autoridade do ofício apostólico, a variedade dos milagres que ele foi habilitado a realizar ou o sucesso que acompanhou seus trabalhos. Que modelo admirável para todos os que estão no ministério; para todos os que são dotados de talentos e aprendizado; para todos os que obtiveram notável sucesso em seu trabalho! O efeito adequado de tal sucesso e talento será produzir verdadeira humildade. As maiores investiduras geralmente estão ligadas à humildade mais simples e infantil.

E com muitas lágrimas – Paulo freqüentemente não dá provas da ternura de seu coração, de sua consideração pelas almas das pessoas e de sua profunda solicitude pela salvação dos pecadores, Atos 20:31 ; Filemom 3:18 ; 2 Coríntios 2: 4 . A coisa específica, no entanto, aqui especificada como produzindo choro era a oposição dos judeus. Mas não se pode supor que essas lágrimas tenham sido derramadas pela apreensão do perigo pessoal. Foi porque a oposição dos judeus impediu sua obra e retardou seu progresso na conquista de almas para Cristo. Um ministro do evangelho:

(1) Sinta e sinta profundamente pela salvação de seu povo. Ele chorará pela condição deles quando vir teta se perdendo e correndo o risco de perecer. Ele vai,

(2) Seja especialmente afetado pela oposição, porque retardará sua obra e impedirá o progresso e o triunfo do evangelho. Não é porque é uma preocupação pessoal, mas porque é a causa de seu Mestre.

E tentações – Provações decorrentes de sua oposição. Usamos a palavra “tentação” em um sentido mais limitado, para denotar incentivos oferecidos a alguém para levá-lo ao pecado. A palavra nas Escrituras geralmente denota “provações” de qualquer tipo.

O que aconteceu comigo – O que aconteceu comigo; que eu encontrei.

Pela mentira à espera … – Por suas armadilhas e conspirações contra a minha vida. Compare Atos 20: 3 . Essas armadilhas e planos foram projetados para destruir sua reputação e destruir sua utilidade.

Comentário de E.W. Bullinger

Servindo . Grego. douleuo. App-190.

humildade da mente . Grego. tapeinophrosune. Somente aqui, Efésios 4: 2 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 3 . Colossenses 2:18 , Colossenses 2:23 ; Colossenses 3:12 . 1 Pedro 5: 5 .

muitos . Omitir.

tentações . Grego. peirasmos. Sempre traduzido como aqui, salve em 1 Pedro 4:12 . Aqui significa “provações” , como em Lucas 22:28 . Ver 2 Coríntios 11:26 .

por = in. grego. en. App-104.

aguardando = parcelas, como em Atos 20: 3 .

Comentário de John Calvin

19. Servindo ao Senhor. Ele considera primeiro não apenas em que dificuldades ele era, mas acima de tudo sua humildade, juntamente com o desprezo pelo mundo, e repreende e outras aflições; como se ele dissesse que não foi recebido com honra ou com elogios; mas ele estava familiarizado com eles sob a forma desprezível da cruz. E esta não é uma provação pequena, – (413) quando não desmaiamos, embora nos vimos pisoteados pelo intolerável orgulho do mundo. –

Não obstante, devemos observar tudo mais claramente. Servir ao Senhor é levado neste lugar, não para adorar a Deus em santidade e justiça, que é comum a todos os piedosos; mas significa executar uma função pública. Portanto, Paulo não fala de alguém como um homem particular, mas como alguém que fez ministro da Igreja. E assim ele testemunha que cumpriu o apostolado com ele cometido com humildade e modéstia; ambos porque, conhecendo sua própria enfermidade, desconfiava de si mesmo; e também porque, considerando a excelência de sua vocação, considerava-se muito pouco conhecido; – (414) e, por último, porque ele se submeteu voluntariamente a suportar o opróbrio da cruz. Pois essa humildade é posta contra a confiança vã e também a arrogância. Em segundo lugar, ele toca – (415) suas lágrimas, que debatem, diversos ataques a Satanás, a fúria dos homens maus, as doenças internas da Igreja e as ofensas, o fizeram derramar; por fim, acrescenta, que ele levou uma vida medrosa, (416) em meio às leituras à espera dos judeus; e ele confessa que foi tentado com ele, pois não foi endurecido, embora não tenha desmaiado. Pois ele não tem vergonha de confessar sua enfermidade. –

Sua tendência é que aqueles a quem ele fala não desmaiem por tribulações semelhantes; e que, sendo nulas de toda ambição, eles podem cumprir seu dever com cuidado e reverência; e que eles não apenas com uma mente paciente possam ser desprezados pelos homens, mas que possam ser derrubados em si mesmos. Porque esse homem nunca pode ser corretamente enquadrado para obedecer a Cristo, cuja aparência é elevada e cujo coração se orgulha. E (como os homens não podem suportar uma demonstração de virtude), até o fim, pode parecer manifesto que ele se comportou sinceramente e de coração; ele faz menção de sua constância que durou três anos, na qual ele ainda mantinha um curso. Vocês sabem (diz ele) como eu me comporto desde o primeiro dia até este momento. Para concluir, esta é a verdadeira prova dos servos de Cristo, que não deve ser mudada à medida que os tempos mudam; mas continuar como eles mesmos e sempre seguir um curso reto. –

Prova “, provas ou testes

Longe imparem , longe de ser igual a ele.

Adjungit “, ele acrescenta,

Trepidam vitam “, uma vida de tremor.

Comentário de Adam Clarke

Servir ao Senhor com toda humildade, etc. – Isto se refere não apenas ao desempenho zeloso e fiel de suas funções apostólicas, mas também ao seu caminhar particular como cristão; e mostra com que cuidado esse próprio apóstolo foi obrigado a andar, a fim de ter seu chamado e eleição, como cristão, ratificado e firmado.

Comentário de John Wesley

Servir ao Senhor com toda a humildade de espírito, e com muitas lágrimas e tentações, que me sucederam à espera dos judeus:

Servir – Veja a gravura de um servo fiel! O Senhor – De quem é a igreja, com toda humildade, e com lágrimas e provações – Estes são os seus concomitantes. O serviço em si é descrito mais particularmente no versículo a seguir. Essa humildade ele recomenda aos próprios Efésios , Efésios 4: 2 . Suas lágrimas são mencionadas novamente, Atos 20:31 , como também 2 Coríntios 2: 4; Filipenses 3:18 . Essas passagens reunidas nos fornecem o caráter genuíno de São Paulo. As lágrimas sagradas, daqueles que raramente choram por causa de ocorrências naturais, não são um exemplo médio da eficácia e prova da verdade do cristianismo. No entanto, a alegria é bem consistente com isso, Atos 20:24 . A mesma pessoa pode estar triste, mas sempre se regozijando.

Referências Cruzadas

Salmos 119:136 – Rios de lágrimas correm dos meus olhos, porque a tua lei não é obedecida.

Jeremias 9:1 – Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.

Jeremias 13:17 – Mas, se vocês não ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro.

Lucas 19:41 – Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

Atos dos Apóstolos 9:23 – Decorridos muitos dias, os judeus decidiram de comum acordo matá-lo,

Atos dos Apóstolos 13:50 – Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.

Atos dos Apóstolos 14:5 – Formou-se uma conspiração de gentios e judeus, juntamente com os seus líderes, para maltratá-los e apedrejá-los.

Atos dos Apóstolos 14:19 – Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto.

Atos dos Apóstolos 17:5 – Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.

Atos dos Apóstolos 17:13 – Quando os judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de Deus em Beréia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as multidões.

Atos dos Apóstolos 20:3 – onde ficou três meses. Quando estava a ponto de embarcar para a Síria, os judeus fizeram uma conspiração contra ele; por isso decidiu voltar pela Macedônia,

Atos dos Apóstolos 20:31 – Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 12:11 – Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

1 Coríntios 15:9 – Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

2 Coríntios 2:4 – Pois eu lhes escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas: não para entristecê-los, mas para que soubessem como e profundo o meu amor por vocês.

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

2 Coríntios 4:7 – Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 7:5 – Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

2 Coríntios 11:26 – Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos.

2 Coríntios 12:7 – Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

Gálatas 1:10 – Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 4:13 – como sabem, foi por causa de uma doença que lhes preguei o evangelho pela primeira vez.

Efésios 6:7 – Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens,

Filipenses 3:18 – Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.

Colossenses 3:24 – sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

2 Timóteo 1:4 – Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Apocalipse 7:15 – Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *