Estudo de Mateus 7:11 – Comentado e Explicado

Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.
Mateus 7:11

Comentário de E.W. Bullinger

mal = rancor ou prejudicial. Veja App-128. Assim, as Escrituras desafiam o homem, é por isso que o homem as desafia.

céu = os céus. Veja notas em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

boas coisas. Compare Salmos 34: 8-10 ; Salmos 84:11 . 11:13 . Tiago 1:17 .

Comentário de John Calvin

11. Seu Pai dará coisas boas. Isso é expressamente mencionado por Cristo, para que os crentes não possam dar lugar a desejos tolos e impróprios na oração. Sabemos como grande influência, a esse respeito, é exercida pelos excessos e presunção de nossa carne. Não há nada que não nos permitamos pedir a Deus; e se ele não humorar nossa loucura, exclamamos contra ele. Portanto, Cristo nos ordena a submeter nossos desejos à vontade de Deus, para que ele não possa nos dar nada mais do que sabe ser vantajoso. Não devemos pensar que ele não nos nota, quando não responde aos nossos desejos: pois ele tem o direito de distinguir o que realmente precisamos. Sendo todas as nossas afeições cegas, a regra da oração deve ser buscada pela palavra de Deus: pois não somos juízes competentes de tão importante assunto. Aquele que deseja se aproximar de Deus com a convicção de que será ouvido, deve aprender a restringir seu coração de perguntar qualquer coisa que não seja agradável à sua vontade.

“Você pede, e não recebe, porque pede mal, para que possa consumi-lo com suas concupiscências.”
( Tiago 4: 3 )]

Em vez de coisas boas ( ??a?? ) na última cláusula, Lucas diz que o Espírito Santo Isso não exclui outros benefícios, mas aponta o que devemos pedir principalmente: pois nunca devemos esquecer a exortação, buscar primeiro o reino de Deus, e sua justiça; e todas as outras coisas serão acrescentadas a você ( Mateus 6:33 .) É dever dos filhos de Deus, quando se envolvem em oração, despir-se das afeições terrenas e elevar-se à meditação sobre a vida espiritual. Dessa forma, eles atribuirão pouco valor à comida e roupas, em comparação com o penhor e a promessa de sua adoção ( Romanos 8:15 ; Efésios 1:14 🙂 e, quando Deus deu um tesouro tão valioso, ele não recusar favores menores.

Comentário de Adam Clarke

Se você, então, sendo mau – ??????? ??te? , que é radical e diabolicamente depravado, ainda se sente levado, pelo afeto natural, a dar as coisas necessárias aos seus filhos para sustentar suas vidas, quanto mais seu Pai, que é no céu, cuja natureza é infinita bondade, misericórdia e graça, dê boas coisas – sua graça e Espírito ( p?e?µa a???? , o Espírito Santo, Lucas 11:13 ;), àqueles que perguntam a ele? Que quadro é dado aqui da bondade de Deus! Leitor, pergunte à sua alma, poderia este Pai celestial reprovar à condenação eterna incondicional qualquer criatura que ele tenha feito? Quem pode acreditar que tem, pode acreditar em qualquer coisa: mas ainda Deus é amor.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 7:11 . Se vós então, sendo maus As palavras ??? e? ?µ??, quais de vocês, no nono versículo, são bem explicados por isso: “Se”, diz nosso Senhor, “vocês, imperfeitos e maus como são, e alguns talvez tenazes, perversos e cruéis, prontamente dão bons presentes a vossos filhos, quando clamarem por eles; quanto mais o grande Deus, que é perfeito em bondade e ilimitado em benignidade, concede bênçãos a seus filhos, que se esforçam para se assemelhar a ele em suas perfeições e, para esse fim, pedir ao assistência do seu Espírito Santo? ” pois por boas coisas se entende os verdadeiros bens, Lucas 11:13, os dons do Espírito Santo; o que em geral é adequado e necessário para eles, e lhes provará um bem real.

Comentário de John Wesley

Se, pois, sendo maus, sabeis dar bons presentes a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está no céu, dará boas coisas aos que lhe pedem?

Àqueles que lhe perguntam – Mas nesta condição, que sigam o exemplo de Sua bondade, fazendo a todos como gostariam que fizessem a você.

Pois esta é a lei e os profetas – esta é a soma de tudo, respondendo exatamente a Mateus 5:17 . O todo é composto em uma palavra, imitar o Deus do amor. Até agora prossegue a parte doutrinária do sermão. No próximo versículo começa a exortação para praticá-lo.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:5 – O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

2 Samuel 7:19 – E, como se isso não bastasse para ti, ó Soberano Senhor, também falaste sobre o futuro da família deste teu servo. É assim que procedes com os homens, ó Soberano Senhor?

Jó 15:16 – quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniqüidade como água.

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Salmos 85:12 – O Senhor nos trará bênçãos, e a nossa terra dará a sua colheita.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 103:11 – Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem;

Isaías 49:15 – “Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!

Isaías 55:8 – “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.

Jeremias 17:9 – O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

Jeremias 33:14 – ” ‘Dias virão’, declara o Senhor, ‘em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá.

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Malaquias 1:6 – “O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? “, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome? ’

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 11:11 – “Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?

Lucas 11:13 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! “

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

2 Coríntios 9:8 – E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *