Estudo de Mateus 13:21 – Comentado e Explicado

mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda.
Mateus 13:21

Comentário de E.W. Bullinger

mas dura por um tempo = mas é temporário ou dura por uma estação.

por e por = imediatamente. Mesma palavra que “anon” . Mateus 13:20 . A ofensa é tão imediata quanto a alegria.

é ofendido = tropeça.

Comentário de John Calvin

21. Quando aflição ou perseguição surge por causa da palavra. A título de exemplo, Cristo diz que essas pessoas são incomodadas pela ofensa da cruz. E certamente, à medida que o calor do sol descobre a esterilidade do solo, a perseguição e a cruz abrem a vaidade daqueles que são levemente influenciados por não sei qual desejo, mas na verdade não são movidos por sinceros sentimentos de piedade. Tais pessoas, de acordo com Mateus e Marcos, são temporárias (204), não apenas porque, tendo professado, por um tempo, que são discípulos de Cristo, depois caem na tentação, mas porque imaginam ter fé verdadeira. . Segundo Lucas, Cristo diz que eles crêem por um tempo; porque a honra que eles prestam ao Evangelho se assemelha à fé. (205) Ao mesmo tempo, devemos aprender que eles não são verdadeiramente regenerados pela semente incorruptível, que nunca desvanece, como Pedro nos diz, ( 1 Pedro 1: 4 😉 pois ele diz que estas palavras de Isaías: A palavra de Deus permanece para sempre ( Isaías 40: 8 ; 1 Pedro 1:25 ), sendo cumprida no coração dos crentes, nos quais a verdade de Deus, uma vez fixada, nunca passa, mas retém seu vigor até o fim. Ainda assim, aquelas pessoas que se deleitam com a palavra de Deus e apreciam alguma reverência por ela, de alguma maneira acreditam; pois eles são amplamente diferentes dos incrédulos, que não dão crédito a Deus quando ele fala, ou que rejeitam sua palavra. Em uma palavra, vamos aprender que ninguém é participante da verdadeira fé, exceto aqueles que são escalados com o Espírito de adoção e que sinceramente invocam Deus como seu Pai; e como esse Espírito nunca se extingue, é impossível que a fé que ele gravou nos corações dos piedosos passe ou seja destruída.

Comentário de Adam Clarke

No entanto, ele não se enraíza em si mesmo – Sua alma não está profundamente convencida de sua culpa e depravação; o terreno de pousio não está devidamente arado, nem a rocha quebrada. Quando surge perseguição, que ele não esperava, logo é tropeçado – procura algum pretexto para abandonar a doutrina e os seguidores de Cristo. Não tendo sentido a própria ferida e a praga do coração, ele não descobriu adequadamente que essa salvação é o único remédio para sua alma: assim, ele não tem motivo em seu coração forte o suficiente para neutralizar o escândalo externo da cruz; portanto, ele suporta apenas o tempo em que não há dificuldade para encontrar, nem cruz para carregar.

Comentário de John Wesley

No entanto, ele não se enraíza em si mesmo, mas dura por um tempo: pois quando tribulações ou perseguições surgem por causa da palavra, aos poucos ele se ofende.

No entanto, ele não se enraíza em si mesmo – Nenhuma obra profunda da graça: nenhuma mudança no fundo do seu coração. Não, ele não tem convicção profunda; e sem isso, bons desejos logo murcham.

Ele está ofendido – ele encontra mil pretensões plausíveis por deixar um caminho tão estreito e áspero.

Referências Cruzadas

Jó 19:28 – “Se vocês disserem: ‘Vejamos como vamos persegui-lo, pois a raiz do problema está nele’,

Jó 27:8 – Pois, qual é a esperança do ímpio, quando é eliminado, quando Deus lhe tira a vida?

Salmos 36:3 – As palavras da sua boca são maldosas e traiçoeiras; abandonou o bom senso e não quer fazer o bem.

Provérbios 12:3 – Ninguém consegue se firmar mediante a impiedade, e não se pode desarraigar o justo.

Provérbios 12:12 – Os ímpios cobiçam o despojo tomado pelos maus, mas a raiz do justo floresce.

Oséias 6:4 – “Que posso fazer com você, Efraim? Que posso fazer com você, Judá? Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora.

Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 7:22 – Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

Mateus 7:26 – Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

Mateus 10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 10:37 – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

Mateus 11:6 – e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.

Mateus 13:6 – Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

Mateus 13:57 – E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”.

Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Mateus 24:9 – “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 26:31 – Então Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’.

Mateus 26:33 – Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! “

Marcos 4:17 – Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.

Marcos 8:34 – Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Marcos 13:12 – “O irmão trairá seu próprio irmão, entregando-o à morte, e o mesmo fará o pai a seu filho. Filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

Lucas 9:23 – Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

Lucas 14:26 – “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

Lucas 21:12 – “Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.

João 6:26 – Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.

João 6:61 – Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza?

João 6:70 – Então Jesus respondeu: “Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo! “

João 12:25 – Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Atos dos Apóstolos 8:21 – Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:12 – Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

2 Timóteo 1:15 – Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes.

2 Timóteo 4:10 – pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

2 Pedro 1:8 – Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *