Estudo de Mateus 6:33 – Comentado e Explicado

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Mateus 6:33

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6:33 . Mas – Vocês, meus discípulos, têm negócios mais importantes com os quais se preocupar e têm maiores esperanças de encorajá-lo. Portanto, busque primeiro – isto é, em primeiro lugar, e com a maior seriedade e preocupação, como sendo as principais coisas, o reino de Deus – como descrito Romanos 14:17 , a saber, que Deus, reinando em seu coração, pode encha-o com a santidade acima descrita, e a felicidade daí resultante; e, para isso, a justiça dele – Não a sua própria justiça, que é da lei, mas a que é pela fé em Cristo, a justiça de Deus pela fé. Compare Romanos 10: 3 ; Filipenses 3: 9 . Pois parece mais natural interpretar a expressão dessa maneira de nos tornarmos justos, que o evangelho propõe, e somente pelos quais podemos ser colocados em posse do reino de Deus na terra ou no céu. E todas essas coisas serão adicionadas a você – pois se você buscar, como agora dirigido, o reino de Deus, primeiro e principalmente, todas as coisas referentes a esta vida, no curso da providência divina, serão concedidas a você o mais longe possível. pois eles podem contribuir para o seu verdadeiro bem-estar, e mais você não desejaria.

Comentário de E.W. Bullinger

o reino de deus. Veja App-114. Ocorre cinco vezes: Mateus 6:33 ; Mateus 12:28 ; Mateus 19:24 ; Mateus 21:31 , Mateus 21:43 .

Dele: ou seja, Deus. LT [A] WH R omite e leia “Sua justiça e reino” .

deve ser adicionado. Hebraísmo = venha depois, como em Atos 3:12 , Atos 3: 3 . Lucas 20:11 . Septuaginta para o hebraico. yasaph.

Comentário de Adam Clarke

Mas busque primeiro o reino de Deus – veja em Mateus 3: 7 ; (Nota).

Sua justiça – Aquela santidade de coração e pureza de vida que Deus exige daqueles que professam ser súditos daquele reino espiritual mencionado acima. Veja em Mateus 5:20 ; (Nota).

A sétima razão contra esses cuidados e medos mundanos é – porque o negócio de nossa salvação deve nos absorver inteiramente: aqui todos os nossos desejos, preocupações e inquéritos devem tender. A graça é o caminho da glória – a santidade, o caminho da felicidade. Se os homens não são justos, não há céu a ser tido; se forem, também terão o céu e a terra; pois a piedade tem a promessa de ambas as vidas. 1 Timóteo 6: 3 .

Todas essas coisas serão acrescentadas a você – A nota muito contundente do velho Sr. Trapp, nesta passagem, merece uma atenção séria. Todas as coisas serão adicionadas. “Eles serão lançados como um excedente, ou como pequenas vantagens para a pechincha principal; como papel e linha de embalagem são dados onde compramos especiarias e frutas, ou uma polegada de medida em um pedaço de tecido”. Esse era um ditado muito comum entre os judeus: “Procure isso, ao qual outras coisas estão necessariamente conectadas”. “Um rei disse a seu amigo em particular: ‘Pergunte o que quiser, e eu darei a você.’ Ele pensou dentro de si mesmo: “Se eu pedir para ser generalizado, eu o obterei prontamente. Perguntarei algo a que todas essas coisas serão acrescentadas:” ele disse, então: ‘Dê-me sua filha como esposa.’ Ele fez isso sabendo que todas as dignidades do reino deveriam ser acrescentadas a esse presente. ” Veja em Schoettgen.

A este versículo, provavelmente, pertencem as seguintes palavras, citadas com freqüência por Clemente, Orígenes e Eusébio, como as palavras de Cristo: “Peça grandes coisas, e pequenas coisas serão acrescentadas a você; pergunte coisas celestiais, e coisas terrenas serão acrescentadas a você.”

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6:33 . Mas busque primeiro o reino de Deus, etc. – isto é, a verdadeira religião; as vantagens do reino de Deus; justiça, paz e alegria no Espírito Santo, Romanos 14:17, os tesouros mencionados em Mateus 6:20 . Compare 1 Reis 3: 11-12 . E a sua justiça, isto é, a imagem de Deus e todos os seus frutos, brotam do inférito de Cristo, a fonte da justiça, ilustrada pelo Senhor Jesus Cristo, e não como entendida pelos fariseus. Veja cap. Mateus 5: 6 . Dr. Sykes, aqui, por justiça entende o Messias; o ramo justo, que devia governar em justiça, e em cujos dias os justos floresceriam. Veja Sykes sobre o cristianismo, p. 35. Mas a interpretação anterior parece mais agradável ao contexto. O significado da palavra original p??ste??seta? é, deve ser adicionado acima e acima; do que expressão nada poderia ter sido mais apropriado; pois essas bênçãos temporais não são de modo algum essenciais às estipulações da aliança da graça, mas devem ser inteiramente referenciadas ao divino bom prazer, acrescentar ou reter como Deus achar conveniente. Os bens deste mundo não devem ser encarados pelos cristãos como verdadeiras e vantagens essenciais. Devem fazer bom uso deles, se Deus julgar apropriado abençoá-los com isso, 1 Timóteo 4: 8, mas, se não, o dever deles é ser satisfeito com a própria porção, seja ela qual for, possuindo bens espirituais, e esperando por aqueles que são eternos. Hebreus 11:10 ; Hebreus 11:13 ; Hebreus 11: 16-17 .

Comentário de John Wesley

Mas buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça; e todas estas coisas serão adicionadas a você.

Busque o reino de Deus e sua justiça – Simplesmente almeje isso, para que Deus, reinando em seu coração, possa preenchê-lo com a justiça acima descrita. E, de fato, quem quer que busque isso primeiro, em breve procurará apenas isso.

Referências Cruzadas

Levítico 25:20 – Vocês poderão perguntar: ‘Que iremos comer no sétimo ano, se não plantarmos nem fizermos a colheita? ’

1 Reis 3:11 – Por isso Deus lhe disse: “Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça,

1 Reis 17:13 – Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.

2 Crônicas 1:7 – Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.

2 Crônicas 31:20 – Foi isso que Ezequias fez em todo o reino de Judá. Ele fez o que era bom e certo, e em tudo foi fiel diante do Senhor, do seu Deus.

Salmos 34:9 – Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 37:18 – O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.

Salmos 37:25 – Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Provérbios 2:1 – Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;

Provérbios 3:9 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Ageu 1:2 – “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ “.

Ageu 2:16 – Quando alguém chegava a um monte de trigo procurando vinte medidas, havia apenas dez. Quando alguém ia ao depósito de vinho para tirar cinqüenta medidas, só encontrava vinte.

Mateus 3:2 – Ele dizia: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo”.

Mateus 4:17 – Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

Mateus 5:6 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Mateus 13:44 – “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

Mateus 19:29 – E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.

Marcos 10:30 – deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.

Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Lucas 12:31 – Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.

Lucas 18:29 – Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

Atos dos Apóstolos 20:25 – “Agora sei que nenhum de vocês, entre os quais passei pregando o Reino, verá novamente a minha face.

Atos dos Apóstolos 28:31 – Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

1 Timóteo 4:8 – O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

2 Pedro 1:11 – e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *