Estudo de Atos 13:43 – Comentado e Explicado

Depois que a assembléia terminou, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais com muitas palavras os exortavam a perseverar na graça de Deus.
Atos 13:43

Comentário de Albert Barnes

Quando a congregação – grego: quando a sinagoga foi dissolvida.

Terminado – dispensado. Isso não significa que foi destruído por violência ou desordem. Foi demitido da maneira usual.

Muitos judeus – Provavelmente a maioria deles rejeitou a mensagem. Veja Atos 13:45 . Ainda uma profunda impressão foi feita em muitos deles.

E prosélitos religiosos – Ver Atos 13:16 . Compare as notas em Mateus 23:15 . Grego: prosélitos adorando.

Convenceu-os a continuar … – Parece que eles professamente receberam a verdade e abraçaram o Senhor Jesus. Esse sucesso foi notável e mostra o poder do evangelho quando ele é pregado fielmente às pessoas.

Na graça de Deus – a favor dele – na , na oração e na obediência que seriam ligadas ao seu favor. O “evangelho” é chamado a graça (favor) de Deus e eles foram exortados a perseverar em seu apego a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

congregação = sinagoga.

quebrado = liberado. Grego. luo, a mesma palavra que “solto” em Atos 13:25 .

religioso = adoração. Grego. sebomai. App-137.

prosélitos . Veja nota em Mateus 23:15 .

falando com = endereçamento. Grego. proslaleo. Somente aqui e Atos 28:20 .

persuadido = estavam pedindo. Grego. peitho. App-150.

continue . Grego. epimeno. Veja nota em Atos 10:48 . Os textos dizem prosmeno, como em Atos 11:23 .

graça . Grego. charis. App-184.

Comentário de John Calvin

43. Quem está falando. O sentido é duvidoso. Pois pode ser referido aos judeus e prosélitos que exortaram Paulo e Barnabé a não desmaiarem, mas permanecerem firmes na graça de Deus. Nem eles queriam ocasião; pois viram combates preparados para eles; e que, portanto, eles precisavam de constância invencível para sofrer e tolerar os sofrimentos da facção contrária. Por isso, pode muito bem concordar que, inflamados pelo desejo de seguir em frente, procuraram incentivar Paulo e Barnabé a se manterem. Se você se referir a Paulo e Barnabé, será o sentido de que eles não rejeitaram os que vieram, mas os entretiveram com cortesia e gentileza, e os confirmaram e fortaleceram, para que pudessem persistir na graça que haviam recebido. E esta palavra graça primeiro compreende a fé do evangelho; segundo, aquelas coisas boas que chegam até nós; ou, para falar mais brevemente, o chamado para a esperança da salvação eterna.

Comentário de Adam Clarke

Muitos dos judeus – descendentes diretos de algumas das doze tribos; e prosélitos religiosos, pagãos que haviam se convertido ao judaísmo e, submetidos à circuncisão, haviam se tornado prosélitos da aliança: embora alguns pensem que a expressão significa prosélitos do portão – pessoas que acreditavam em um Deus, como os judeus, mas que não receberam a circuncisão.

Convenceu-os a continuar na graça de Deus – ou seja, que eles continuassem a creditar o Evangelho; receber o espírito e a influência dele; produzir os frutos desse espírito; e assim continuar sob o favor e aprovação de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:43 . Na graça de Deus. Na disposição religiosa que a graça divina havia produzido neles, ou na fé e na prática do evangelho, que é freqüentemente chamada de graça de Deus, e na palavra de sua graça, com a máxima propriedade, como contendo a mais rica demonstração de sua graça, no perdão gratuito de nossos pecados por Cristo, a santificação de nossas almas pelo Espírito Santo e a provisão que ele fez para nossa felicidade eterna. Veja cap. Atos 14: 3 , Atos 20:24 . Romanos 6:14 . Gálatas 5: 4 . Colossenses 1: 6 . Tito 2:11 . 1 Pedro 5:12 .

Comentário de John Wesley

Agora, quando a congregação foi dividida, muitos judeus e prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé: quem, falando com eles, os persuadiu a continuar na graça de Deus.

Quem falou com eles – Mais familiarmente, os convenceu a continuar – Pois as provações estavam à mão, na graça de Deus – Ou seja, a aderir ao evangelho ou à fé cristã.

Referências Cruzadas

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Atos dos Apóstolos 2:10 – Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma,

Atos dos Apóstolos 6:5 – Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Atos dos Apóstolos 14:3 – Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 17:34 – Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

Atos dos Apóstolos 19:8 – Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade durante três meses, argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 19:9 – Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

2 Coríntios 5:11 – Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens. O que somos está manifesto diante de Deus, e esperamos que esteja manifesto também diante da consciência de vocês.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Filipenses 3:16 – Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

Filipenses 4:1 – Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

1 Tessalonicenses 3:3 – para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

1 Pedro 5:12 – Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

2 Pedro 3:17 – Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *