Estudo de Atos 13:47 – Comentado e Explicado

Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra {Is 49,6}.
Atos 13:47

Comentário de Albert Barnes

Por isso … – Paulo, como sempre, apela às Escrituras para justificar seu curso. Aqui, ele apela ao Antigo Testamento, e não ao comando do Salvador, porque os judeus reconheceram a autoridade de suas próprias Escrituras, enquanto teriam desprezado o comando de Jesus de Nazaré.

Eu te estabeleci … – Eu te constituí ou o nomeei. Esta passagem é encontrada em Isaías 49: 6 . Veja as notas em Isaías 49: 1-6 .

Para ser uma luz – Veja as notas em João 1: 4 .

Dos gentios – Isso estava de acordo com as doutrinas uniformes de Isaías, Isaías 42: 1 ; Isaías 54: 3 ; Isaías 60: 3 , Isaías 60: 5 , Isaías 60:16 ; Isaías 61: 6 , Isaías 61: 9 ; Isaías 62: 2 ; Isaías 66:12 ; compare Romanos 15: 9-12 .

Para salvação – Para salvar pecadores.

Até os confins da terra – Para todas as terras; em todas as nações. Veja as notas em Atos 1: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

luz . Grego. fos. App-130. A citação é de Isaías 49: 6 . Essa comissão ao servo de Jeová é citada como sua autoridade para se voltar para os gentios.

que tu deves ser = ser.

até = tanto quanto. Grego. heos.

terra . Grego. ge. App-129.

Comentário de John Calvin

47. Como ele ordenou. O lugar é retirado de Isaías, onde, não obstante, Deus prefere falar ao seu Filho do que aos apóstolos. Mas devemos observar que muitas coisas que as Escrituras atribuem a Cristo pertencem a seus ministros. Eu digo muitas coisas; nem todas as coisas: pois há certos títulos próprios da pessoa de Cristo, com os quais adornar os ministros eram maus sacrilégios. Cristo é chamado nossa Justiça, porque ele foi o único sacrifício de purga (834) e reconciliou o Pai conosco por sua morte, e ressuscitou depois, para que, vencendo a morte, ele pudesse comprar para nós a vida eterna. Portanto, toda a substância da nossa salvação está na pessoa de Cristo; mas na medida em que trabalha por seus ministros, renunciando a eles seu cargo, ele também lhes confere seus títulos. Deste tipo é a pregação do evangelho. Somente ele foi designado pelo Pai para ser nosso professor; mas ele colocou em seu lugar pastores e doutores, que falam por assim dizer da sua boca. Para que a autoridade permaneça totalmente com ele, e ele é ouvido em seus ministros. Portanto, Paulo aplica adequadamente a si mesmo o testemunho de Isaías, onde ele se refere à pregação do evangelho.

Eu te iluminei. Parece que ele fala naquele lugar de um chamado dos gentios que não leva consigo o desprezo dos velhos. Pois Deus prefere associar estranhos aos judeus, que estavam antes da casa. É apenas uma questão pequena, diz ele, que você seja meu ministro no ensino de Israel, porque eu te iluminei para os gentios. Deus parece começar sua Igreja entre os filhos de Abraão e, assim, estender a mão aos gentios, para que ambos possam fazer uma Igreja por um consentimento da . Mas Paulo cita dessa maneira a profecia, como se ela não pudesse ser cumprida a menos que os judeus fossem expulsos. Pois ele significa que a luz de Cristo foi iluminada aos gentios, depois que eles foram lançados nas trevas da morte. Eu respondo que isso não pode ser necessariamente provado fora do texto, que Paulo afirma que os gentios não poderiam ter sido iluminados antes que a luz dos judeus fosse apagada. Pois esse pode ser o sentido: visto que vocês se privaram da vida eterna, não há motivo para pensar que a graça de Deus é profanada, se, deixando você, cuidamos e cuidamos dos gentios; pois o Messias não é dado somente a você, mas ele é designado para ser o Salvador de todo o mundo; como está escrito: “Eu te fiz”, etc .; embora, se você pesar mais profundamente o lugar do profeta, encontrará a rejeição dos idosos incluídos nele. Pois Deus declara que ele será glorioso e renomado no ministério de Cristo, embora Israel não seja reunido. Ele acrescenta depois, a título de exposição, que o poder de Cristo não deve ser restringido apenas a um povo, porque sua luz lançará seus raios para as partes mais longínquas do mundo, para a salvação. Parece que Paulo não percebe a ocasião de chamar os gentios, ou seja, porque, vendo que ele não encontrava motivo para se exercitar entre os judeus, ele se entregou totalmente aos gentios. Devemos observar isso a propósito, nas palavras do profeta, que a salvação é posta à luz, de acordo com o ditado de Cristo,

“Esta é a vida eterna, conhecer-te, o verdadeiro Deus”, etc.
( João 17: 3. )

Pois se somente o conhecimento de Deus nos traz salvação, é da mesma forma a única ressurreição da destruição da morte eterna, para sermos iluminados na fé de Cristo, depois disso seremos libertados das trevas da ignorância.

Comentário de Adam Clarke

Pois assim o Senhor nos ordenou: Os apóstolos poderiam citar uma escritura pertinente para tudo o que faziam; porque os contornos de toda a dispensação do Evangelho são fundamentados na lei e nos profetas; e eles estavam agora construindo a Igreja de Deus de acordo com o padrão mostrado no Monte. Nas coisas de Deus, nenhum homem nem ministro deve ir além do que ele pode dizer: Assim está escrito, e assim me cabe fazer; e deixe-o ver que suas citações são razoavelmente feitas, e não uma passagem separada ou membro de uma frase produzida, porque parece o sistema que ele deseja estabelecer.

Eu te estabeleci para ser uma luz dos gentios – Esta citação é de Isaías 49: 6 , e foi totalmente correta. Os judeus não puderam resistir ao testemunho de seu próprio profeta; e os gentios se alegraram ao descobrir que as ofertas de salvação deviam ser feitas de maneira tão específica a eles.

Para a salvação até os confins da terra – O próprio nome do Messias, a saber Jesus, anunciou o design e o fim de sua missão. Ele é o Salvador e deve ser proclamado como tal até os confins da terra; para toda a humanidade; a toda nação, povo e língua; e, onde quer que o Evangelho seja pregado, há uma oferta de salvação gratuita, completa e sincera a toda alma que o ouve. E a oferta é prova suficiente, por si só, de que há poder para receber suas bênçãos dadas àqueles a quem a oferta é feita; como seria inútil oferecer-lhes uma salvação que foi projetada que eles não deveriam ou não poderiam receber. Um filho de Satanás pode ser capaz de tanta dissimulação e má fé; mas o Deus santo não pode.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:47 . Pois assim nos ordenou o Senhor: Os poderosos têm argumentado isso muito apropriadamente a partir da passagem que citam, bem como de sua própria comissão. Comp. Mateus 28:19 e Atos 1: 8 . Mas São Paulo também recebeu um comando mais expresso para esse fim. Veja cap. Atos 22:21 , Atos 26: 17-18 .

Comentário de John Wesley

Pois assim nos ordenou o Senhor, dizendo: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas para salvação até os confins da terra.

Pois assim o Senhor nos ordenou – Enviando-nos adiante e nos dando a oportunidade de cumprir o que havia predito.

Eu te pus – O Pai fala com Cristo. Isaías 49: 6 .

Referências Cruzadas

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 67:2 – para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações.

Salmos 72:7 – Floresçam os justos nos dias do rei, e haja grande prosperidade enquanto durar a lua.

Salmos 96:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra!

Salmos 98:2 – O Senhor anunciou a sua vitória e revelou a sua justiça às nações.

Salmos 117:1 – Louvem o Senhor, todas as nações; exaltem-no, todos os povos!

Isaías 2:1 – Foi isto que Isaías, filho de Amoz, viu a respeito de Judá e de Jerusalém:

Isaías 24:13 – Assim será na terra, entre as nações, como quando se usa a vara na oliveira ou se buscam os restos das uvas após a colheita.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

Isaías 42:9 – Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês”.

Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 52:10 – O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.

Isaías 59:19 – Desde o poente os homens temerão o nome do Senhor, e desde o nascente, a sua glória. Pois ele virá como uma inundação impelida pelo sopro do Senhor.

Isaías 60:3 – As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Amós 9:12 – para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e todas as nações que me pertencem”, declara o SENHOR, que realizará essas coisas.

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Miquéias 5:7 – O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte do Senhor, como aguaceiro sobre a relva; não porá sua esperança no homem nem dependerá dos seres humanos.

Sofonias 3:9 – “Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 15:14 – Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Atos dos Apóstolos 26:23 – que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *