Estudo de Jeremias 31:18 – Comentado e Explicado

Sim, ouço os gemidos de Efraim: Vós me castigastes; fui punido, qual novilho insubmisso. Convertei-me, porém, e que eu volte, já que sois vós o Senhor, meu Deus.
Jeremias 31:18

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31:18 . Eu certamente ouvi Efraim, etc. – Aqui, ainda mais para diversificar o assunto e dar-lhe maior força, é introduzida a outra personagem mencionada na nota anterior. Efraim, representando as dez tribos, é apresentado, lamentando sua inutilidade no passado com grande contrição e penitência, e professando um desejo sincero de correção. E “esses sintomas do retorno do dever não são mais discernidos nele, pois Deus o reconhece mais uma vez como uma criança querida e decide recebê-lo com misericórdia”. A passagem pretende mostrar a mudança necessária a ser realizada no coração dos israelitas, a fim de obterem essa restauração do cativeiro, de acordo com as promessas condicionais feitas antigamente a esse povo. Ver Levítico 26: 40-41 . Antes de conceder-lhes esse grande benefício, Deus precisava ouvi-los lamentando a si mesmos ou lamentando seu estado miserável e os pecados que os haviam trazido, reconhecendo que os castigos que haviam sofrido não haviam sido maiores ou maiores que seus pecados. mereceram justamente e oraram fervorosamente por misericórdia e libertação. Você me castigou, e eu fui castigado – Ou, instruído por sua disciplina, como ???? pode ser traduzido corretamente. Como um boi não acostumado ao jugo – Considerando que antes eu era um boi indomável, ou novilha, que não é para ser administrado, mas por listras e correções. Vira-me, e eu serei transformadoVira meu coração pela tua graça preventiva e renovadora, e então serei efetivamente reformada, Lamentações 5:21 . “Às vezes as Escrituras atribuem toda a obra da conversão do homem a Deus, porque sua graça é a primeira e principal causa dela. Mas, para torná-lo eficaz, é necessária a concordância do homem, como aparece particularmente em Jeremias 51: 9 , onde Deus diz: Teríamos curado Babilônia, e ela não será curada; isto é, Deus fez o que era necessário da parte dele para a conversão dela, mas ela se recusou a cumprir o chamado dele. Com o mesmo propósito, ele fala a Jerusalém ( Ezequiel 24:13 ). Eu te purifiquei, e você não foi purificado. ”

Comentário de Adam Clarke

Eu certamente ouvi Efraim lamentando-se – os israelitas exilados estão em um estado de profundo arrependimento.

Você me castigou, e eu fui castigado – eu era a princípio como um novilho ininterrupto e desagradável, quanto mais eu era castigado, mais me rebelava; mas agora eu me beneficiei com a tua correção.

Vira-me tu – agora estou disposto a levar o teu jugo sobre mim, mas não tenho poder. Só posso querer e orar. Pegue o assunto em sua própria mão e converta completamente minha alma.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui fala mais claramente de uma questão abençoada e mostra que o castigo pelo qual Deus já havia castigado o povo e pelo qual ele estava preparado para castigar a tribo de Judá, era totalmente necessário, o que ele lhes daria como remédio. . Enquanto contivermos a ira de Deus, necessariamente, como já foi dito, tentamos evitá-la, porque desejamos bem a nós mesmos e nos esforçamos para afastar à distância, o máximo que pudermos, tudo o que é adverso para nós: portanto, o castigo que Deus inflige nunca é agradável para nós, nossa tristeza em males e adversidades nunca é atenuada, nem nos submetemos a Deus em silêncio, a menos que direcionemos nossa mente para o fruto que as angústias e castigos produzem. . Agora, então, percebemos o objetivo do Profeta: os judeus sempre murmuravam e diziam: “Por que Deus não nos poupa e nos perdoa? por que ele não lida mais gentilmente conosco? ” O Profeta, portanto, mostra que Deus tinha uma consideração pelo bem-estar do seu povo ao castigá-lo; pois se ele os tivesse entregado seus pecados, seu orgulho e perversidade teriam aumentado.

A intenção, então, dessas palavras é essa, e é para esse fim que o Profeta fala: – que os judeus saibam que todo o seu castigo, que de outra forma seria amargo e doloroso, era um tipo de remédio pelo qual suas doenças espirituais deveriam ser curados.

Ele, portanto, diz: Ouvindo ouvir Efraim, depois de transmigrar, etc. O particípio ?????? , metnudad, está em Hithpael e vem de ??? , nud ou ??? nedad. Alguns o traduzem como “transmigrando” e outros como “lamentando”. Mas ud?? , nud, significa mover-se, vaguear, migrar de um lugar para outro; significa também reclamar, contar as adversidades, embora seja freqüentemente aplicado àqueles cujo objetivo é consolar os miseráveis ??e os tristes. Se alguém prefere a tradução: “Eu ouvi Efraim lamentando”, não me oponho, pois há uma probabilidade suficiente a seu favor. Mas também pode ser derivado de ??? , nud, bem como de ??? nedad; o sentido mais adequado seria então “depois de ter se exilado” ou literalmente “depois de ter migrado”, isto é, depois que Deus levou Efraim, mesmo as dez tribos, ao exílio. (36)

Depois que Efraim então transmigrou ou foi levado para o exílio, ele começou a dizer: Você me castigou, e eu fui castigado, porque eu era um boi indomável: vira-te e serei transformado; pois tu, Jeová, és o meu Deus. (37) O Profeta, sem dúvida, como eu disse antes, pretendia aqui verificar os murmúrios que prevaleciam entre os judeus, que diziam que Deus era muito rígido e severo; ele mostra não apenas que eles eram dignos do castigo muito grave. eles estavam sofrendo, mas também que era um testemunho do favor de Deus, que ele assim pretendia purificá-los de seus pecados; pois eles teriam crescido cem vezes podre em sua maldade, se Deus não os tivesse reduzido a uma mente sã. Ao mesmo tempo, mostra Efraim como um exemplo, para que os judeus sigam resignadamente seus irmãos, e não descontentem seu exílio, visto que já havia sido proveitoso para seus irmãos. Quando, portanto, eles perceberam que seu castigo era útil para os israelitas e deram bons frutos, eles deveriam ter se submetido de bom grado a Deus, e não devem ter murmurado contra ele por puni-los por seus pecados, mas por terem suportado seu exílio como uma correção paterna.

Então ele diz: “Eu ouvi Efraim” – a que horas? Essa circunstância deve ser notada especialmente, foi depois que ele transmigrou. Quando estavam quietos na terra, eram, como se segue, como bois indomáveis. Os Profetas também usam esse modo de falar, quando descrevem os israelitas antes de sua dispersão; eles os chamam de bois gordos e bem alimentados: a riqueza produzia luxo e o orgulho do luxo. Assim, então, eles chutaram, por assim dizer, contra Deus, de acordo com o que é dito por Moisés,

“Meu povo engordou.”
( Deuteronômio 32:15 )

Como eram, era necessário que fossem domados. E a isto se refere o tempo mencionado: quando Efraim foi expulso à força de seu próprio país, começou a reconhecer seus males e a ser tocado com um sentimento penitente; “Você me castigou”, diz ele, “e fui instruído”. O verbo ??? , iser, significa instruir e também castigar, e é aplicado a príncipes, conselheiros, pais e magistrados. A palavra castigo é mais restrita em latim. Mas ? is ? iser, significa propriamente ensinar, e, no entanto, muitas vezes significa castigar, pois essa é uma maneira de ensinar ou instruir. Ele então diz que foi castigado, embora em um sentido diferente: na primeira cláusula, quando diz: “Você me castigou”, ele se refere ao castigo pelo qual Deus humilhou seu povo; e na segunda cláusula, ele diz: “Fui instruído”, isto é, “começo agora a tornar-me sábio;” pois é a sabedoria mesmo dos tolos, não se endurecer sob suas calamidades; pois aqueles que se endurecem estão completamente em um estado sem esperança. É a parte principal da sabedoria reconhecer o que é certo e seguir de bom grado; mas, exceto se estivermos dispostos a considerar nosso próprio bem, Deus nos castigará. (38)

Quando nossas doenças são curáveis, nos voltamos para Deus; mas os perversamente perversos mordem e defendem o freio, e lutam com o julgamento de Deus: Mas o Profeta aqui se refere somente aos fiéis; pois a punição não tem o mesmo efeito sobre todos indiscriminadamente. Deus, de fato, chama todos os homens, por punição, ao arrependimento, de modo que até os réprobos ficam sem desculpa quando endurecem seus corações, e não lucram debaixo da vara. Mas o castigo é particularmente útil para os fiéis; pois Deus não apenas os açoita, mas também, por seu Espírito, inclina suas mentes à docilidade, de modo que eles voluntariamente se permitem que sejam corrigidos por ele. Por isso, eu disse que esta cláusula se refere adequadamente aos fiéis, quando o Profeta diz que Efraim foi instruído, depois de ter sido advertido por punição, a se entregar a Deus.

Ele se compara a um boi indomável; pois os novilhos são devassos antes de serem habituados ao jugo. Tal também é a falta de vontade dos homens diante de Deus os subjuga por vários tipos de punição, e não apenas os subjuga, mas os torna também tratáveis ??e submissos. Na próxima semana, darei palestras em vez de Beza.

Tu me corrigiste;
Sim, fui corrigido como um novilho, não treinado:
Restaura-me, e eu serei restaurado;
Pois tu, Jeová, és o meu Deus.

Depois de uma confissão com relação à correção, uma confissão que sugere que teve seu efeito adequado, uma oração para restauração parece adequada, e essa oração se baseia no fato de que Jeová era o Deus deles. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu certamente ouvi, & c. Figura do discurso Prolepsia.

castigou = castigou.

foi castigado = fui castigado.

você me faz = porque você me retorna.

Comentário de John Wesley

Eu certamente ouvi Efraim lamentando-se assim; Castigaste-me, e fui castigado como um novilho não habituado ao jugo; volta-me, e eu serei transformado; porque tu és o SENHOR, meu Deus.

Eu ouvi – O profeta aqui mostra a mudança que seria realizada nos corações dos israelitas que precederam esse retorno de seu cativeiro.

Como um boi – que normalmente são muito indisciplinados quando são postos nela.

Referências Cruzadas

Jó 5:17 – “Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 32:9 – Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.

Salmos 39:8 – Livra-me de todas as minhas transgressões; não faças de mim um motivo de zombaria dos tolos.

Salmos 80:3 – Restaura-nos, ó Deus! Faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.

Salmos 80:7 – Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.

Salmos 80:19 – Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.

Salmos 85:4 – Restaura-nos mais uma vez, ó Deus, nosso Salvador, e desfaze o teu furor para conosco.

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Salmos 102:19 – “Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou; dos céus observou a terra,

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Provérbios 3:11 – Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

Provérbios 26:3 – O chicote é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas do tolo!

Provérbios 29:1 – Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.

Isaías 1:5 – Por que continuarão sendo castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo.

Isaías 9:13 – Mas o povo não voltou para aquele que os feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos.

Isaías 51:20 – Seus filhos desmaiaram; eles jazem no início de cada rua, como antílope pego numa rede. Estão cheios da ira do Senhor e com a repreensão do seu Deus.

Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 57:17 – Por causa da sua cobiça pervesa fiquei indignado e o feri; fiquei irado e escondi o meu rosto. Mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu.

Isaías 63:16 – Entretanto, tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel nos ignora; tu, Senhor, és o nosso Pai, e desde a antigüidade te chamas nosso Redentor.

Jeremias 2:30 – “De nada adiantou castigar o seu povo, eles não aceitaram a correção. A sua espada tem destruído os seus profetas como um leão devorador.

Jeremias 3:21 – Ouve-se um choro no campo, o pranto de súplica dos israelitas, porque perverteram os seus caminhos e esqueceram o Senhor, o seu Deus.

Jeremias 3:22 – “Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia. “Sim! Nós viremos a ti, pois tu és o Senhor, o nosso Deus.

Jeremias 3:25 – Seja a vergonha a nossa cama e a desonra, o nosso cobertor. Pecamos contra o Senhor, o nosso Deus, tanto nós como os nossos antepassados, desde a nossa juventude até ao dia de hoje; e não temos obedecido ao Senhor, ao nosso Deus. “

Jeremias 5:3 – Senhor, não é fidelidade que os teus olhos procuram? Tu os feriste, mas eles nada sentiram; tu os deixaste esgotados, mas eles recusaram a correção. Endureceram o rosto, mais que a rocha e recusaram arrepender-se.

Jeremias 17:14 – Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo.

Jeremias 31:6 – Porque vai chegando o dia em que os sentinelas gritarão nas colinas de Efraim: ‘Venham e subamos a Sião, à presença do Senhor, do nosso Deus’ “.

Jeremias 31:9 – Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho.

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Lamentações 3:27 – É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.

Lamentações 5:21 – Restaura-nos para ti, Senhor, para que voltemos; renova os nossos dias como os de antigamente,

Oséias 5:12 – Sou como uma traça para Efraim, como podridão para o povo de Judá.

Oséias 5:15 – Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. E eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente”.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Oséias 10:11 – Efraim era bezerra treinada, gostava muito de trilhar; por isso colocarei o jugo sobre o seu belo pescoço. Conduzirei Efraim, Judá terá que arar, e Jacó fará sulcos no solo.

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Oséias 14:4 – “Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles.

Sofonias 3:2 – Não ouve a ninguém, e não aceita correção. Não confia no Senhor, não se aproxima do seu Deus.

Malaquias 4:6 – Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. “

Lucas 1:17 – E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.

Lucas 15:20 – A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *