Estudo de Atos 14:15 – Comentado e Explicado

Homens, clamavam eles, por que fazeis isso? Também nós somos homens, da mesma condição que vós, e pregamos justamente para que vos convertais das coisas vãs ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles há.
Atos 14:15

Comentário de Albert Barnes

E dizendo: Senhores – Gregos: Homens.

Por que você faz essas coisas? Esta é uma expressão de solene reclamação pela insensatez de sua conduta em adorar aqueles que eram humanos. A aversão que demonstraram com isso pode lançar uma forte luz sobre a posição e o caráter do Senhor Jesus Cristo. Quando foi feita uma oferta para adorar Paulo e Barnabé, eles se encolheram com fortes expressões de aversão e indignação. No entanto, quando adoração semelhante foi oferecida ao Senhor Jesus; quando foi abordado por Thomas na linguagem da adoração, “Meu Senhor e meu Deus” João 20:28 , ele não proferiu a menor reprovação. Não, ele o aprovou e expressou sua aprovação de outros que também deveriam fazê-lo, João 20:29 . Compare João 5:23 . Como essa diferença pode ser explicada, exceto na suposição de que o Senhor Jesus era divino? Ele seria meramente homenageado como Deus quando seus discípulos a rejeitassem com horror?

De paixões iguais com vocês – Nós somos seres humanos como vocês. Não temos nenhuma reivindicação, nenhuma pretensão de mais nada. A palavra “paixões” aqui significa simplesmente que eles tinham os sentimentos e propensões comuns das pessoas – a natureza das pessoas; os afetos das pessoas. Isso não significa que eles estavam sujeitos a paixões impróprias, a mau humor etc., como alguns supuseram; mas que eles não pretendiam ser deuses. “Precisamos de comida e bebida; estamos expostos à dor, à doença e à morte. ” A Vulgata Latina declara: “Nós somos mortais como vocês.” A expressão se opõe à concepção adequada de Deus, que não está sujeito a essas afeições, que é muito abençoado e imortal. Apenas um Ser deve ser adorado; e os apóstolos protestaram fortemente contra eles sobre a loucura de prestar homenagem religiosa a seres como eles. Compare Tiago 5:17 : “Elias (Elias) era um homem sujeito a paixões iguais às nossas, etc.”

Que você se afaste dessas vaidades – Que você deixe de adorar ídolos. Os ídolos são freqüentemente chamados vaidades, ou coisas vãs, Deuteronômio 32:21 ; 2 Reis 17:15 ; 1 Reis 16:13 , 1 Reis 16:26 ; Jeremias 2: 5 ; Jeremias 8:19 ; Jeremias 10: 8 ; Jonas 2: 8 . Eles são chamados vaidades, mentira ou vaidades mentirosas, em oposição ao Deus vivo e verdadeiro, porque são irreais; porque eles não têm poder para ajudar: porque a confiança neles é vã.

Ao Deus vivo – 1 Tessalonicenses 1: 9 . Ele é chamado Deus vivo para distingui-lo dos ídolos. Veja as notas em Mateus 16:16 .

O que fez o céu … – Quem mostrou assim que ele era o único objeto apropriado de adoração. Essa doutrina, de que existe um Deus que fez todas as coisas, era nova para eles. Eles adoravam multidões de divindades; e apesar de considerarem Júpiter o pai de deuses e seres humanos, ainda não tinham noção de que todas as coisas haviam sido criadas pela vontade de um Ser Infinito.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhores . Grego. andres. App-123. Compare Atos 7:26 .

de paixões iguais . Grego. homoiopatas. Somente aqui e Tiago 5:17 .

e pregue a você . Evangelizando você literalmente. Ver Atos 14: 7 .

que você deve = a.

vaidades = coisas vãs. Grego. mataios. Aqui, 1 Coríntios 3:20 ; 1 Coríntios 15:17 . Tito 3: 9 . Tiago 1:26 . 1 Pedro 1:18 . Usado na Septuaginta 1 Reis 16:13 , 1 Reis 16:26 . Jeremias 8:19 . Jonas 2: 9 , etc. Figura do discurso Metonímia do Adjunto. App-6.

o Deus vivo . Esta expressão notável ocorre quinze vezes no AT, em treze ocasiões ( 2 Reis 19: 4 , 2 Reis 19:16 sendo o mesmo que Isaías 37: 4 , Isaías 37:17 ), viz. Deuteronômio 5:26 . Josué 3:10 . 1 Samuel 17:26 , 1 Samuel 17:36 ; 2 Reis 19: 4 , 2 Reis 19:16 . Salmos 42: 2 ; Salmos 84: 2 . Isaías 37: 4 , Isaías 37:17 . Jeremias 10:10 ; Jeremias 23:36 . Daniel 6:20 , Daniel 6:26 . Oséias 1:10 ; e dezesseis vezes no NT Mateus 16:16 ; Mateus 26:63 . João 6:69 , aqui, Romanos 9:26 . 2 Coríntios 3: 3 ; 2 Coríntios 6:16 . 1 Tessalonicenses 1: 9 . 1 Timóteo 3:15 ; 1 Timóteo 4:10 ; 1 Timóteo 6:17 . Hebreus 3:12 ; Hebreus 9:14 ; Hebreus 10:31 ; Hebreus 12:22 . Apocalipse 7: 2 . Vale ressaltar que ele é usado duas vezes por Pedro, uma vez por Caifás, uma vez no Apocalipse, e os restantes doze vezes por Paulo. O Senhor uma vez usa as palavras “o Pai vivo” em João 6:67 . É claro que está em contraste com os ídolos. Compare Deuteronômio 32:40 .

Deus App-98.

céu = o céu. Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

terra . Grego. ge . App-129.

= em (grego. en.) .

Comentário de John Calvin

15. Homens, por que vocês fazem essas coisas? Eles começam com uma repreensão, como o assunto exigia; Feito isso, eles mostram para que fim foram enviados. Depois, eles pregam sobre o único Deus e mostram que ele era desconhecido para o mundo. Por fim, para que possam arrancar mais fortemente de seus corações os enganos e os truques do diabo, ensinam que essa ignorância não tem desculpa. Portanto, a primeira parte do sermão é uma repreensão, na qual os homens de Lystra são condenados por adorar homens mortais de maneira absurda, em vez de Deus. Embora a razão que alegam pareça fria. Pois era fácil reunir daí, que não é ilegal adorar aqueles que são libertados da miséria humana pela morte. Dessa maneira, todas as superstições dos gentios deveriam permanecer intocadas, que costumavam contar apenas deuses, exceto aqueles que estavam mortos. Com a mesma cor, os papistas também pintaram sua idolatria, que mais cultua os ossos, pedras e madeira dos homens mortos do que os homens vivos cujas narinas respiram. – (30) Eu respondo que Paulo e Barnabé tiraram esse argumento do assunto que agora estava em discussão: Nós somos homens miseráveis; portanto, você imagina falsamente e imundamente que somos deuses e nos adora como deuses. Se a idolatria for tratada de maneira geral, essa deve ser uma razão perpétua para condená-la, e deve ser suficiente o suficiente para que a adoração perfeita e completa da piedade seja devida somente a Deus e que, portanto, seja profanada, tão logo qualquer ponto dado às criaturas, sejam anjos, homens ou estrelas. Mas muitas vezes será oferecida ocasião para que muitas coisas possam ser ditas contra um tipo de idolatria que não pertence a outro (nem são agradáveis ??para o mesmo;) e, no entanto, não terão pouca força para o assunto que está em questão. Por outro lado, Paulo e Barnabé, confessando que eram homens mortais, sujeitos a diversas calamidades, tinham um motivo adequado para reprovar a fúria e a loucura do povo. –

Nós pregamos para você. Um argumento extraído de contrários. Pois aqui eles mostram que o fim de sua vinda foi completamente contrário; a saber, que eles possam remover superstições, que até então reinavam. Pois tudo é como se eles tivessem dito: O milagre o move? Então dê credibilidade às nossas palavras. E a soma de nossa vergonha é que todas as divindades reinadas com as quais o mundo até agora foi enganado podem ser eliminadas e perecer. E esta é uma doutrina geral, segundo a qual eles não apenas apazigham a loucura atual, mas também repreendem todo tipo de superstições, e tudo o que era contrário ou discordava da regra da piedade. Pois, sem dúvida, eles chamam de tudo aquilo que os homens inventaram para si mesmos a partir de seu próprio cérebro. E devemos marcar essa definição: que toda religião é vã que se afasta e degenera da pura e simples Palavra de Deus. Não há menção expressa feita de fato à Palavra, porque eles falaram aos gentios. Mas porque Deus não é de outra maneira corretamente adorado do que de acordo com sua nomeação, segue-se das palavras de Paulo, que assim que os homens se afastam daquela adoração que Deus ordenou e permite, [aprova], eles estão cansados ??de maneira tola e vaidosa com um trabalho inútil e inútil. Pois a religião em que Deus não tem preeminência não vale nada, nem tem verdade ou firmeza. –

E foi por essa razão que a piedade sincera e perfeita nunca foi encontrada, nem floresceu na maior parte do mundo. Pois eles estavam apenas sobre a remoção da antiga idolatria; e a outra coisa foi proibida, [negligenciada], levar homens somente ao Deus verdadeiro, depois que eles abandonaram os ídolos. Eles transformaram, de fato, o nome de um ídolo algumas vezes em nome de Deus, mas, sob essa cor, eles ainda prezavam os erros antigos, que deveriam ter tentado corrigir. Assim, os sacerdotes da França geraram a vida de solteiro de grande Cibele. – (31) As freiras substituíram as virgens vestais. A igreja de Todos os Santos sucedeu ao Pantheon (ou a igreja de Todos os Deuses; – (32) ) contra cerimônias. Finalmente chegou a multidão de deuses, que eles pensavam que seria lícito e tolerável se eles já os tivessem enfeitado com os títulos de santos. A corrupção não é assim eliminada, nem os estábulos, profanos e cheios de sujeira, transformados no templo de Deus; mas o nome de Deus é misturado com poluições profanas, e o próprio Deus é levado a um estábulo imundo. Portanto, lembremos que os apóstolos não apenas se empregaram para derrubar a idolatria que reinou por muito tempo nas eras anteriores, mas também prestaram muita atenção para que a religião pura pudesse reinar depois, depois de pôr em fuga todas as corrupções. –

Quem criou o céu e a terra Sabemos que a ordem do ensino exige que comecemos com coisas que são mais conhecidas. Visto que Paulo e Barnabé falaram aos gentios, eles deveriam ter em vão ensaiado para trazê-los – (33) a Cristo. Portanto, era conveniente que eles começassem com algum outro ponto, que não estava tão distante do senso comum, [percepção], que depois disso se confessasse que eles poderiam depois passar para Cristo. As mentes dos homens de Lystra estavam possuídas com esse erro, de que havia mais deuses do que um. Paulo e Barnabé mostram, pelo contrário, que existe apenas um Criador do mundo. Depois que esse número reinado e a multidão de deuses foram retirados, houve uma passagem agora feita ao segundo membro, para que eles pudessem ensinar o que era Deus, que era o Criador do céu e da terra. O caso permanece diferente neste dia entre nós e os papistas; eles confessam que existe apenas um Deus e admitem as Escrituras. Portanto, resta-lhes que lhes provemos pelas Escrituras o que Deus é e depois de que tipo ele será adorado pelos homens. –

Quam vivos et spitantes homines “, do que homens vivos e respiradores.

“- Sic Galli sacrifici magnae Cybeles caelibatum genuerunt ”, então os sacerdotes da Gália deram origem ao celibato do grande Cibele.

Pantheo sucede Pantagion ”, Pantagion (Todos os Santos) sucede a Pantheon, (Todos os Deuses.)

Statim “, imediatamente, omitido.

Comentário de Adam Clarke

Nós também somos homens de paixões semelhantes a você – Esta afirmação dos apóstolos foi estranhamente pervertida. Um comentarista piedoso, adotando a palavra paixão em seu sentido vulgar e mais impróprio (mau humor, propensão ao mal) e supondo que esses homens santos desejassem confessar que também tinham muitas enfermidades pecaminosas e temperamentos errados, tentam ilustrar esse sentido da palavra, apelando à argumentação de Paulo e Barnabé, etc. etc. Mas a expressão não significa mais do que “somos verdadeiramente seres humanos, com os mesmos poderes e apetites que os nossos; precisamos de comida e roupas” como você faz; e todos são mortais como vocês “.

Que você se desvie dessas vaidades – Ou seja, desses ídolos e falsos deuses. Quantas vezes deuses falsos e idolatria são denominados vaidade nas Escrituras, nenhum leitor cuidadoso da Bíblia precisa ser informado. Que dizer ousado foi esse na presença de uma multidão pagã, com a intenção de realizar um ato de seu culto supersticioso, no qual eles, sem dúvida, pensavam que a segurança do estado estava em causa. A fábula antiga relatada por Ovídio, Metam. lib. Eu. ver. 211-239, a que já foi feita referência, lançará alguma luz sobre a conduta dos lírios nesse caso. O conteúdo é o seguinte: – “Júpiter, tendo sido informado da grande degeneração da humanidade, determinou-se a examinar a terra. Chegando a esta província (Lycaonia), disfarçada em forma humana, passou a residir no palácio. de Lycaon, então rei daquele país: dando um sinal de sua divindade, o povo o adora: Lycaon zomba, duvida de sua divindade e está determinado a julgá-lo.Alguns embaixadores do estado molossiano acabaram de chegar, matou um deles cozinhou parte de sua carne, assou o restante e colocou diante de Júpiter: o deus, indignado com o insulto, queimou o palácio e transformou o rei ímpio em lobo “. Desde então, ou melhor, desta fábula, toda a província foi chamada Lycaonia. As pessoas simples agora vendo tais provas de poder sobrenatural, nos milagres realizados por Barnabé e Paulo, pensavam que Júpiter os havia visitado novamente; e temendo que não se encontrassem com sua indignação, se negligenciassem devidamente honrá-lo, trouxessem bois e guirlandas, e lhes ofereceriam sacrifício, se não tivessem sido impedidos pelos próprios apóstolos. Esta circunstância será responsável por toda a sua conduta; e mostra a razão pela qual Júpiter era o deus tutelar do lugar. Como, portanto, o povo os considerava deuses, era necessário que os apóstolos mostrassem que eram apenas homens; e este é o todo que significa ?µ???pa?e?? a????p?? , homens de paixões semelhantes, companheiros mortais, no texto, que tem sido tão lamentavelmente enganado por alguns e abusado por outros.

O Deus vivo – Amplamente diferente daqueles estoques e pedras, que eram objetos de sua adoração.

O que criou o céu e a terra – e como todas as coisas foram feitas pelo seu poder, assim todas subsistem pela sua providência; e somente a ele é devida toda adoração, honra e glória.

Comentário de Thomas Coke

Atos 14:15 . De paixões semelhantes , etc.Desagradável para as mesmas enfermidades comuns,?µ???pa?e?? : assim também significa em Tiago 5:17 . “Somos apenas homens frágeis e mortais, como nós mesmos; entre outros males, aflições e fraquezas da vida”. A palavra vaidades é, como observamos no Antigo Testamento, freqüentemente usada para ídolos. Parece uma expressão ousada quando considerada e dirigida a toda uma multidão de idólatras fanáticos com seus padres à frente. Naturalmente, leva-nos a refletir como a conduta dos apóstolos era diferente da dos filósofos pagãos, que, em vez de protestar generosamente contra os absurdos do culto estabelecido, embora muitas vezes levassem a tais imoralidades escandalosas, se conformavam eles mesmos, e ensinaram seus discípulos a estimar tal conformidade como parte essencial do caráter de um bom cidadão, que parece ter sido o objetivo até das palavras moribundas do próprio Sócrates.

Comentário de John Wesley

E dizendo: Senhores, por que fazem essas coisas? Também somos homens de paixões semelhantes convosco, e vos pregamos para que voltes dessas vaidades para o Deus vivo, que criou o céu, a terra e o mar, e todas as coisas que nela existem:

Desviar-se dessas vaidades – De adorar qualquer um, exceto o Deus verdadeiro. Ele não se digna chamá-los de deuses; ao Deus vivo – Não como esses ídolos mortos; quem fez o céu e a terra, o mar – Cada um dos quais eles deveriam ter seus próprios deuses.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 41:16 – Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável”.

Deuteronômio 5:26 – Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?

Deuteronômio 32:21 – Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Josué 3:10 – Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

1 Samuel 12:21 – Não se desviem, para seguir ídolos inúteis, que não têm qualquer proveito nem podem livrá-los, pois são inúteis.

1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

1 Samuel 17:36 – Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.

1 Reis 16:13 – por causa de todos os pecados que Baasa e seu filho Elá haviam cometido e levado Israel a cometer, pois, com os seus ídolos inúteis, provocaram a ira do Senhor, o Deus de Israel.

1 Reis 16:26 – Andou nos caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, e no pecado que ele tinha levado Israel a cometer, e assim, com os seus ídolos inúteis, provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel.

2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

2 Reis 19:16 – Dá ouvidos, Senhor, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

Salmos 31:6 – Odeio aqueles que se apegam a ídolos inúteis; eu, porém, confio no Senhor.

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Salmos 124:8 – O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmos 146:5 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,

Provérbios 8:23 – fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra.

Isaías 44:9 – Todos os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada vêem e nada sabem, para que sejam envergonhados.

Isaías 44:19 – Ninguém pára para pensar, ninguém tem o conhecimento ou o entendimento para dizer: “Metade dela usei como combustível; até mesmo assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira? “

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 45:20 – “Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. Ignorantes são aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.

Isaías 46:7 – Erguem-no ao ombro e o carregam; põem-no de pé em seu local, e ali ele fica. Daquele local não consegue se mexer. Embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas.

Jeremias 8:19 – Ouça o grito de socorro da minha filha, do meu povo, grito que se estende por toda esta terra: “O Senhor não está em Sião? Não se acha mais ali o seu rei? ” “Por que eles me provocaram à ira com os seus ídolos, com os seus inúteis deuses estrangeiros? “

Jeremias 10:3 – Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão;

Jeremias 10:8 – São todos insensatos e tolos; querem ser ensinados por ídolos inúteis. Os deuses deles não passam de madeira.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 10:11 – “Digam-lhes isto: ‘Esses deuses, que não fizeram nem os céus nem a terra, desaparecerão da terra e de debaixo dos céus’. “

Jeremias 10:14 – Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.

Jeremias 14:22 – Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.

Jeremias 32:17 – “Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.

Daniel 2:28 – mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:

Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

Amós 2:4 – Assim diz o SENHOR: “Por três transgressões de Judá, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Porque rejeitou a lei do SENHOR e não obedeceu aos seus decretos, porque se deixou enganar por deuses falsos, deuses que os seus antepassados seguiram,

Jonas 2:8 – “Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.

Zacarias 12:1 – Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

João 7:18 – Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

Atos dos Apóstolos 3:12 – Vendo isso, Pedro lhes disse: “Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

Atos dos Apóstolos 4:24 – Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: “Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!

Atos dos Apóstolos 7:26 – No dia seguinte, Moisés dirigiu-se a dois israelitas que estavam brigando, e tentou reconciliá-los, dizendo: ‘Homens, vocês são irmãos; por que ferem um ao outro? ’

Atos dos Apóstolos 10:26 – Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: “Levante-se, eu sou homem como você”.

Atos dos Apóstolos 12:22 – Eles começaram a gritar: “É voz de deus, e não de homem”.

Atos dos Apóstolos 16:30 – Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? “

Atos dos Apóstolos 17:16 – Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos.

Atos dos Apóstolos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Atos dos Apóstolos 17:29 – “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Atos dos Apóstolos 27:10 – “Senhores, vejo que a nossa viagem será desastrosa e acarretará grande prejuízo para o navio, para a carga e também para as nossas vidas”.

Atos dos Apóstolos 27:21 – Visto que os homens tinham passado muito tempo sem comer, Paulo levantou-se diante deles e disse: “Os senhores deviam ter aceitado o meu conselho de não partir de Creta, pois assim teriam evitado este dano e prejuízo.

Atos dos Apóstolos 27:25 – Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Tiago 5:17 – Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.

Apocalipse 14:7 – Ele disse em alta voz: “Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas”.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Apocalipse 19:19 – Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército.

Apocalipse 22:9 – Mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *