Estudo de Atos 20:24 – Comentado e Explicado

Mas nada disso temo, nem faço caso da minha vida, contanto que termine a minha carreira e o ministério da palavra que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho ao Evangelho da graça de Deus.
Atos 20:24

Comentário de Albert Barnes

Mova-me – Me assuste ou me afaste do meu propósito. Grego: “Não faço conta de nenhum deles.” Não os considero como de momento algum, nem como dignos de consideração no grande propósito a que dediquei minha vida.

Também não conto minha vida – não considero minha vida tão valiosa a ponto de ser mantida afastando-me dos laços e das perseguições. Tenho certeza de laços e aflições; Também estou disposto, se necessário, a dar a minha vida na acusação com o mesmo objetivo.

Caro para mim mesmo – Tão precioso ou valioso que seja retido no sacrifício do dever. Estou disposto a sacrificá-lo, se necessário. Esse era o espírito do Salvador e de todos os primeiros cristãos. O dever é mais importante que a vida; e quando o dever ou a vida devem ser sacrificados, a vida deve ser alegremente rendida.

Então esse é o meu principal objetivo, terminar meu curso com alegria. Está implícito aqui:

(1) Que esse era o grande propósito que Paulo tinha em vista.

(2) que, se ele entregasse sua vida por essa causa, seria terminar seu curso com alegria. No fiel cumprimento do dever, ele não tinha nada a temer. A vida terminaria em paz sempre que Deus exigisse que ele terminasse seu curso.

Terminar meu curso – encerrar minha carreira como apóstolo e cristão. A vida é, portanto, representada como um percurso, ou uma raça que será executada, 2 Timóteo 4: 7 ; Hebreus 12: 1 ; 1 Coríntios 9:24 ; Atos 13:25 .

Com alegria – Com a aprovação da consciência e de Deus, com a paz na lembrança do passado. O homem deve se esforçar para viver, para que não tenha nada de que se arrepender quando estiver deitado na cama da morte. É um privilégio glorioso terminar a vida com alegria. É mais triste quando as últimas horas são amarguradas com a reflexão de que a vida foi desperdiçada. A única maneira pela qual a vida pode terminar com alegria é cumprindo fielmente todos os deveres e encontrando, como Paulo fez, toda prova, com um desejo constante de glorificar a Deus.

E o ministério – para que eu possa cumprir plenamente o dever do ofício apostólico, a pregação do evangelho. Em 2 Timóteo 4: 5 , ele encarrega Timóteo de fazer prova completa de seu ministério. Ele mostra aqui que esse era o princípio dominante de sua própria vida.

Que recebi do Senhor Jesus – Que o Senhor Jesus me comprometeu, Atos 9: 15-17 . Paulo considerava seu ministério um ofício confiado a ele pelo próprio Senhor Jesus. Por esse motivo, ele considerou especialmente sagrado e de alta autoridade, Gálatas 1:12 . Todo ministro recebeu um cargo do Senhor Jesus. Ele não é seu; e seu grande objetivo deveria ser cumprir plena e inteiramente os deveres daquele cargo.

Testificar o evangelho – Testemunhar as boas novas do favor de Deus. Este é o grande design do ministério. É para dar testemunho de um mundo moribundo das boas novas que Deus é misericordioso e que seu favor pode ser manifestado aos pecadores. Neste versículo, podemos aprender:

(1) Que todos nós temos um curso a seguir, um dever a cumprir. Os ministros têm um dever designado; e o mesmo acontece com homens de todas as classes e profissões

(2) não devemos ser dissuadidos pelo perigo, ou pelo medo da morte, do cumprimento desse dever. Só estamos seguros quando fazemos a vontade de Deus. Só estamos realmente em perigo quando negligenciamos nosso dever e fazemos do grande Deus nosso inimigo.

(3) devemos viver de maneira que o final de nosso curso possa ser alegria. É, na melhor das hipóteses, uma coisa solene de morrer; mas a morte pode ser uma cena de triunfo e de alegria.

(4) pouco importa quando, onde ou como morreremos se morrermos no cumprimento de nosso dever para com Deus. Ele ordenará as circunstâncias de nossa partida e poderá nos sustentar no último conflito. Feliz é a vida gasta em fazer a vontade de Deus e pacífica a morte que encerra uma vida de labuta e provação no serviço do Senhor Jesus.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum, etc. = Não faço conta (em grego. Oudeis) (em grego. Logotipos) .

nem . Grego. oude.

contagem = espera.

querido = precioso. Grego. timios. Veja nota em Atos 5:34 .

terminar . Grego. teleioo. App-125. Somente aqui em Atos. Traduzido frequentemente “perfeito” .

claro . Veja nota em Atos 13:25 . Ainda faltavam dez anos para que isso acontecesse. Ver 2 Timóteo 4: 7 , 2 Timóteo 4: 8 .

alegria . Todos os textos omitem “com alegria” .

ministério . Grego. diaconia. App-190.

de = de. Grego. pára. App-104. Jesus. App-98.

o evangelho, & c . App-140.

graça . App-184.

Comentário de John Calvin

24. I care not. All the godly must be so framed in their minds, and chiefly the ministers of the Word, that, setting all things apart, they make haste to obey God. The life is, indeed, a more excellent gift than that it ought to be neglected; to wit, seeing we be therein created after the image of God, to the end we may think upon that blessed immortality which is laid up for us in heaven, in which the Lord doth now by diverse testimonies and tokens show himself to be our Father. –

But because it is ordained to be unto us as a race, we must always hasten unto the mark, and overcome all hindrances, lest any thing hinder or stay us in our course, For it is a filthy thing for us to be so holden with a blind desire to live, that we lose the causes of life for life itself; and this do the words of Paul express. For he doth not simply set light by his life; but he doth forget the respect thereof, that he may finish his course; that he may fulfill the ministry which he hath received of Christ, as if he should say that he is not desirous to live, save only that he may satisfy the calling of God; and that, therefore, it shall be no grief to him to lose his life, so that he may come by death unto the goal of the function prescribed to him by God. –

And we must note that which he saith, with joy, for his meaning is, that this is taken from the faithful by no sorrow or grief, but that they both. live and die to the Lord. For the joy of a good conscience is more deeply and surely laid up, than that it can be taken away by any external trouble, or any sorrow of the flesh; it triumpheth more joyfully than that it can be oppressed. Also, we must note the definition of his course; to wit, that it is the ministry received of the Lord. Paul doth indeed speak of himself; yet, by his own example, he teacheth that all those go astray who have not God to be the governor of their course. Whereupon it followeth that his calling is unto every one of us a rule of good life. Neither can we be otherwise persuaded that the Lord alloweth that which we do, unless our life be framed and ordered according to his will, which certainly is required, especially in the ministers of the word, that they take nothing in hand unless they have Christ for their author. Neither is it to be doubted but that Paul, in giving his apostleship this mark, (as he useth to do very often) doth confirm the credit thereof. He calleth it the gospel of the grace of God, of the effect or end, notwithstanding this is a title of rare commendation, that, by the gospel, salvation and the grace of God are brought unto us. For it is very expedient for us to know that God is found there to be merciful and favorable. –

Comentário de Adam Clarke

Nenhuma dessas coisas me comove ??de??? ????? p????µa? ; Eu os considero como nada; Eu os valorizo ??não um canudo; eles não pesam comigo.

Nem conto minha vida querida – não sou minha; minha vida e ser são do Senhor; ele exige que eu os empregue em seu serviço; Eu ajo sob a direção dele e não estou preocupado com o assunto.

Termino meu curso com alegria – function?? d??µ?? µ?? , Minha função ministerial. Já encontramos essa palavra em aplicação ao mesmo assunto, Atos 13:25 , onde está a nota. E o apóstolo aqui acrescenta, a título de explicação, ?a? t?? d?a????a? , mesmo o ministério que recebi do Senhor. As palavras µeta ?a?a? , com alegria, são omitidas por ABD, algumas outras; o siríaco, erpen, copta, sahidic, etiópico, vulgata e alguns dos pais. Se os considerarmos genuínos, eles podem implicar tanto: que o apóstolo desejava cumprir seu ministério de maneira a encontrar a aprovação divina; pois nada poderia lhe dar alegria que não agradou e glorificou a Deus.

Testificar – ??aµa?t??as?a? , Sinceramente , solenemente e vigorosamente para afirmar, vindicar e provar o Evangelho da graça de Deus, não apenas para ser em si o que professa ser, mas para ser também o poder de Deus para a salvação de todos. aquele que acredita.

Comentário de Thomas Coke

Atos 20:24 . Mas nenhuma dessas coisas me comove mas eu não dou conta de nenhuma dessas coisas. Acrescenta grande beleza a esta e a todas as outras passagens das escrituras, nas quais os apóstolos expressam seu desprezo pelo mundo, por não serem proferidas por pessoas, como Sêneca e Antonino, na plena riqueza de seus prazeres; mas por homens sob a pressão das maiores calamidades, que todos os dias expunham suas vidas por causa de Deus e na expectativa de uma feliz imortalidade. Ao que foi observado a respeito da palavra testemunhar, em Atos 20:21 , acrescentamos que, nos escritores pagãos, ela é usada no sentido forense, para contestar por lei e defender uma causa; e, portanto, significa, sinceramente , argumentar ou persuadir por argumentos e ameaças. No LXX, significa protestar, convencer, pressionar seriamente, persuadir. É mais freqüentemente usado por São Lucas em um significado muito intenso, e às vezes se junta a uma exortação ou uma persuasão sincera a algo, como no cap. Atos 18: 5, sendo pressionado no espírito, significa intensidade e veemência ao testemunhar a eles; – que ele se esforçou veementemente para convencê-los; e parece ser equivalente à expressão, Atos 20:28, onde é dito: Apolo os convenceu poderosamente. São Paulo usa essa palavra no sentido mais veemente, 1 Timóteo 5:21 . A palavra aqui significa não apenas São Paulo prestando seu testemunho da verdade do evangelho, mas também pregando, pressionando e persuadindo a aceitá-lo com a maior seriedade.

Comentário de Scofield

nem

Ou, eu não considero minha vida de minha conta, em relação a mim mesma, em comparação com a realização de meu curso. Veja, 1 Coríntios 9:26 ; Filipenses 3:13 ; Filipenses 3:14 . 2 Timóteo 4: 7 ; 2 Timóteo 4: 8 .

Comentário de John Wesley

Mas nenhuma dessas coisas me comove, nem considero minha vida querida para mim mesma, para que possa terminar meu curso com alegria e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Também não considero minha vida preciosa – acrescenta grande força a esta e a todas as outras passagens das Escrituras, nas quais os apóstolos expressam seu desprezo pelo mundo, por não serem proferidas por pessoas como Sêneca e Antonino, que falaram elegantemente de desprezar o mundo na plena riqueza de todos os seus prazeres; mas por homens que diariamente sofriam as maiores calamidades e expunham suas vidas como prova de suas afirmações.

Referências Cruzadas

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

João 15:27 – E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio”.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

Atos dos Apóstolos 1:17 – Ele foi contado como um dos nossos e teve participação neste ministério”.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 14:3 – Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 21:13 – Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 4:4 – Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

1 Coríntios 9:17 – Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.

1 Coríntios 9:24 – Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 4:16 – Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

2 Coríntios 6:4 – Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

2 Coríntios 7:4 – Tenho grande confiança em vocês, e de vocês tenho muito orgulho. Sinto-me bastante encorajado; minha alegria transborda em todas as tribulações.

2 Coríntios 12:10 – Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Gálatas 1:1 – Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 3:13 – Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Filipenses 3:13 – Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

1 Tessalonicenses 2:2 – Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

1 Tessalonicenses 3:3 – para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 3:11 – as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!

2 Timóteo 4:6 – Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Tito 1:3 – No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 10:34 – Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

1 Pedro 5:12 – Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Apocalipse 12:11 – Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *