Estudo de Atos 5:31 – Comentado e Explicado

Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
Atos 5:31

Comentário de Albert Barnes

Deus exaltou a Deus – Veja as notas em Atos 2:33 .

Para ser um príncipe – ??????? archegonVeja as notas em Atos 3:15 . Nesse lugar, ele é chamado de “príncipe da vida”. Aqui significa que ele está realmente no “exercício” do ofício de príncipe ou rei, à direita de seu pai. O título “Príncipe”, ou “Rei”, era conhecido como aplicado ao Messias. Denota que ele tem “domínio” e “poder”, especialmente o poder necessário para dar arrependimento e perdão aos pecados.

Um Salvador – Veja as notas em Mateus 1:21 .

Dar arrependimento – A palavra “arrependimento” aqui é equivalente a “reforma” e “uma mudança de vida”. O sentimento não difere do que é dito em Atos 3:26 .

Para Israel – Esta palavra denota corretamente os “judeus”; mas seu escritório não deveria ser confinado aos judeus. Outras passagens mostram que isso também seria estendido aos “gentios”. As razões pelas quais os “judeus” são particularmente especificados aqui são, provavelmente:

(1) Porque o Messias foi prometido por muito tempo ao povo judeu, e seu primeiro trabalho foi lá; e,

(2) Porque Pedro estava se dirigindo aos judeus e desejava particularmente levá-los ao arrependimento.

Perdão dos pecados – Perdão do pecado; o ato que pode ser realizado apenas por Deus, Marcos 2: 7 .

Se for perguntado em que sentido o Senhor Jesus “arrepende-se” ou como sua “exaltação” está relacionada a ele, podemos responder:

(1) Sua exaltação é evidência de que seu trabalho foi aceito e que, assim, é estabelecido um fundamento pelo qual o arrependimento está disponível e pode estar relacionado ao perdão. A menos que houvesse alguma maneira de “perdão”, a tristeza pelo pecado não teria valor, mesmo que exercida. Os ressentimentos de um culpado condenado por assassinato serão inúteis, a menos que o executivo possa “constantemente” perdoá-lo; nem os ressentimentos no inferno seriam úteis, pois não há promessa de perdão. Mas Jesus Cristo, por sua morte, estabeleceu um fundamento pelo qual o arrependimento “pode ??ser” aceito.

(2) ele é confiado com todo poder no céu e na terra com “referência” a isso, para aplicar sua obra às pessoas; ou, em outras palavras, trazê-los ao arrependimento. Ver João 17: 2 ; Mateus 28:18 .

(3) sua exaltação está imediatamente ligada à doação do Espírito Santo, por cuja influência as pessoas são levadas ao arrependimento, João 16: 7-11 . O Espírito é representado como sendo “enviado” por ele, assim como pelo Pai, João 15:26 ; João 16: 7 .

(4) Jesus tem poder neste estado de exaltação sobre todas as coisas que podem afetar a mente. Ele envia seus ministros; ele dirige os eventos de doença ou decepção, de saúde ou prosperidade, que influenciarão o coração. Não há dúvida de que ele pode recordar os pecados da vida passada e refrescar a memória, de modo a subjugar a alma na consciência da culpa. Assim, ele também pode apelar ao homem por sua “bondade” e por um senso de suas misericórdias; e, especialmente, ele pode apresentar uma visão da “própria” vida e da morte de modo a afetar o coração e mostrar o mal da vida passada do pecador. Conhecendo o coração, ele conhece todas as vias pelas quais ele pode ser abordado e, em um instante, ele pode sobrecarregar a alma com a lembrança do crime.

Era “apropriado” que o poder do perdão fosse apresentado ao mesmo ser que tem o poder de produzir arrependimento, porque:

1.O que segue apropriadamente o outro.

2. Eles são partes da mesma grande obra – a obra que o Salvador veio fazer; “Remover o pecado, com todos os seus efeitos, da alma humana.” Esse poder de “perdão” que Jesus exerceu quando estava na terra, e que agora ele pode dispensar nos céus, Marcos 2: 9-11 .

E com isso podemos aprender:

(1) Que Cristo é “divino”. É um ditado da religião natural que ninguém possa perdoar pecados contra Deus, a não ser o próprio Deus. Ninguém pode perdoar, exceto o Ser que foi ofendido. E este também é o ditado da Bíblia. O poder de “perdoar” o pecado é um que Deus reivindica como “sua” prerrogativa, e é claro que ele não pode pertencer a nenhum outro. Ver Isaías 43:25 ; Daniel 9: 9 ; Salmo 130: 4 . No entanto, Jesus Cristo exerceu esse poder quando estava na terra; deu “evidência” de que o exercício desse poder era aceitável a Deus, operando um milagre e removendo as “consequências” do pecado com as quais Deus havia visitado o pecador Mateus 9: 6 , e ainda o exerce no céu. Ele deve, portanto, ser divino.

(2) o pecador depende dele para o exercício do arrependimento e do perdão.

(3) o orgulhoso pecador deve ser humilhado a seus pés. Ele deve estar disposto a vir e receber a vida eterna nas “suas” mãos. Nenhum passo é mais humilhante que este para pessoas orgulhosas e endurecidas; e não há nenhum que eles sejam mais relutantes em fazer. Sempre evitamos entrar na presença de alguém a quem ofendemos; somos extremamente relutantes em confessar uma falha; mas “deve ser feito”, ou a alma deve estar perdida para sempre.

(4) Cristo tem poder para perdoar o maior ofensor. Ele é exaltado para esse fim; e ele é adequado ao seu trabalho. Até seus assassinos ele podia perdoar; e nenhum pecador precisa temer que aquele que é “um príncipe e um salvador à destra de Deus” seja incapaz de perdoar seus pecados. Para ele, podemos chegar com confiança; e quando pressionados com a consciência dos crimes mais sombrios, e quando sentimos que merecemos a morte eterna, podemos seguramente rolar tudo em seu braço.

Comentário de E.W. Bullinger

ele = Este. É enfático e, portanto, colocado em primeiro lugar na frase.

Tem. Omitir.

exaltado. Grego. hupsoo. Veja nota em João 12:32 .

com = em ou para. Veja Atos 2:33 .

Principe. Grego. archegos. Veja nota em Atos 3:15 .

Salvador. Grego. Soter. Ocorre 24 vezes. Primeira ocorrência Lucas 1:47 .

arrependimento. App-111.

perdão. Grego. apese. “Remissão” traduzida com mais frequência. Veja Atos 2:38 . Lucas 4:18 ; Lucas 24:47 . Compare o App-174.

pecados. Grego. hamartia. App-128.

Comentário de John Calvin

31. Deus levantou Deus. Portanto, os apóstolos significam que tudo o que acontece com os iníquos não impediu e impediu que Cristo cumprisse sua função que lhe fora ordenada por seu Pai. A mão direita de Deus é tomada por seu poder. Nem é a mesma metáfora usada neste lugar, que tínhamos antes, capítulo 2, e que é comum em outros lugares, quando se diz que Cristo é levantado à mão direita do Pai; mas o significado deste lugar é que Cristo, que foi morto pelas mãos dos homens, foi elevado ao alto pelo poder de Deus, para que ele pudesse governar anjos e homens. E isso parece secretamente ser posto contra todas as empresas de Satanás e do mundo; como se ele dissesse que eles não terão bom sucesso, porque nunca subirão tão alto que dificultarão a mão de Deus, pela qual ele já operou poderosamente já em seu único Filho, nem jamais deixará de trabalhar. No entanto, o fim também é acrescentado, para que ele seja capitão e salvador. Por tantas vezes que Deus colocou seu povo na esperança de salvação, ele costumava prometer um príncipe ou um rei, por cuja mão ele restauraria todas as coisas. Os apóstolos testemunham que esse principado foi concedido a Cristo. Não obstante, eles expressam mais claramente seu cargo pelo outro adjunto. (272) A soma é esta: que Cristo é colocado no mais alto grau de honra, para que ele possa governar o povo de Deus, e não apenas isso, mas para que ele se mostre um capitão salvador ou o autor da salvação. .

Dar arrependimento. Eles mostram neste lugar como Cristo reina para salvar o povo, ou seja, quando ele leva o seu próprio ao arrependimento, e os reconcilia com Deus através da remissão de pecados. Além disso, sabemos que a soma do evangelho está contida nessas duas coisas. Portanto, os apóstolos não apenas se apóiam na defesa de sua causa, mas pregam abundantemente o ofício de Cristo, (273) para que possam vencer até alguns dos inimigos mortais de Cristo, (274) se for o caso. Além disso, declaramos antes o que a palavra arrependimento significa, quer dizer, que é uma virada interior do homem para Deus, que se mostra depois por obras externas. Pois Cristo nos dá o Espírito de regeneração por esta causa, para que ele nos renove interiormente; até o fim de que uma nova vida possa depois seguir a novidade da mente e do coração. E se pertence a Cristo dar arrependimento, segue-se que não é algo que está no poder do homem. E certamente, vendo que é uma certa reforma maravilhosa (ou modelando novamente) que nos faz novas criaturas, repara em nós a imagem de Deus, tira-nos do cativeiro do pecado para a obediência da justiça; é algo tão impossível para os homens se converterem como se criarem. O arrependimento é, eu admito, uma conversão voluntária, mas de onde temos isso, exceto apenas porque Deus muda nosso coração, para que se torne carnal de um coração de pedra; flexível, de duro e teimoso; e, finalmente, justos dos ímpios ( Ezequiel 11:19 ). E isso acontece quando Cristo se regenera assim pelo seu Espírito. Nem isso é dado em um momento, mas deve ser aumentado diariamente durante toda a nossa vida, até estarmos totalmente unidos a Deus; que será então quando tivermos retirado nossa carne.

Este é, de fato, o começo do arrependimento, quando um homem, que antes se afastara de Deus, renuncia ao mundo e a si mesmo, e tem o propósito de levar uma nova vida. Mas, quando entramos no caminho, estamos longe da marca, precisamos seguir em frente continuamente. Temos (275) um tanto pelo benefício de Cristo. Pois assim como ele começa o arrependimento em nós, também nos dá perseverança. Esta é uma graça inestimável; mas deveria nos fazer um pouco de bem, a menos que fosse acoplado ao perdão dos pecados. Pois Cristo nos encontra os inimigos de Deus a princípio, e também sempre há vícios em nós, que causam desacordo entre ele e nós; para que ele possa ser justamente ofendido conosco, em vez de misericordioso conosco. E nisso consiste a nossa justiça, se Deus não nos imputa os nossos pecados. Portanto, esta última graça nunca deve ser separada deles. Sim, antes, o evangelho será coxo (276) e corrupto, a menos que seja constituído por esses dois membros, ou seja, a menos que se ensine aos homens que eles são reconciliados com Deus por Cristo pela livre imputação da justiça, e que eles são modelados novamente em novidade de vida pelo Espírito de regeneração. Para que possamos entender brevemente como devemos obter a salvação em Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Ele exaltou Deus com a mão direita – Por uma demonstração supereminente de seu poder onipotente, pois assim a mão direita de Deus geralmente significa; ele o ressuscitou dentre os mortos e elevou sua natureza humana ao trono de sua glória. Em vez de de??? , a mão direita, o Codex Bezae tem d??? , para a glória.

Um príncipe – o líder ou diretor no caminho. Veja as notas em Atos 3:15 , Atos 3:19 .

E um Salvador – S?t??a , Um libertador ou preservador. A palavra s?t?? vem de s?? para salvar, libertar, preservar, escapar da morte ou perigo, trazer um estado de segurança ou proteção. Jesus e Salvador são quase da mesma importância. Veja a nota em João 1:17 . Somente Ele livra do pecado, da morte e do inferno: somente por ele escapamos das armadilhas e perigos aos quais estamos expostos; e é por e nele, e em conexão com ele, que somos preservados sem culpa e inofensivos, e fez os filhos de Deus sem censura. Somente ele pode salvar a alma do pecado e preservá-la naquele estado de salvação.

Dar arrependimento – Veja isto explicado, Mateus 3: 2 ; (Nota).

Perdão dos pecados – ?fes?? t?? ?µa?t??? , A remoção dos pecados. Isso não deve ser restringido ao mero ato de justificação; implica a remoção do pecado, seja seu poder, culpa ou impureza ser considerada. Através de Jesus, temos a destruição do poder, o perdão da culpa e a purificação da poluição do pecado. E Jesus Cristo foi exaltado como príncipe e salvador para dar arrependimento e remissão de pecados a Israel? Então ninguém precisa se desesperar. Se o que era agora antes que os apóstolos pudessem ser salvos, então a salvação dos piores transgressores, de qualquer um ou de todos os que estão deste lado, é gloriosamente possível. Sim, pois ele provou a morte por todo homem; e ele orou por seus assassinos, comparado a alguns dos quais o próprio Judas era um santo.

As duas palavras em itálico, neste texto, são, são introduzidas impertinentemente; lê muito melhor sem eles.

Comentário de Thomas Coke

Atos 5:31 . Deus exaltou Deus, etc. – “Mesmo Deus não apenas ressuscitou para a vida, mas também, por uma operação gloriosa de seu poder onipotente, exaltou à maior dignidade, honra e domínio universal no céu e na terra, para que possa viver e reinar no alto, com toda autoridade e graça, como um príncipe entronizado em toda a glória, majestade e poder de seu reino, e como o único e todo-suficiente Salvador, capaz de dar a todos que crêem, inclusive de aqueles mesmos judeus que o crucificaram, as bênçãos mais necessárias e inestimáveis, até o arrependimento, pelas operações divinas de seu Espírito; e o perdão livre e completo de todas as suas ofensas pela em sua b

Comentário de Scofield

Salvador (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

arrependimento . Atos 8:22 ; Atos 17:30 ; Mateus 3: 2 .

perdão (Veja Scofield “ Mateus 26:28 “) .

pecados pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Ele exaltou Deus com a mão direita para ser um príncipe e um salvador, para dar arrependimento a Israel e perdão de pecados.

Deus exaltou a Deus – Do túmulo ao céu; dar arrependimento – pelo qual Jesus é recebido como um príncipe; e perdão dos pecados – pelo qual ele é recebido como Salvador. Portanto, alguns inferem que o arrependimento e a fé são tão meros presentes quanto a remissão de pecados. Não é assim: o homem coopera no primeiro, mas não no segundo. Somente Deus perdoa pecados.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 89:19 – Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste: “Cobri de forças um guerreiro, exaltei um homem escolhido dentre o povo.

Salmos 89:24 – A minha fidelidade e o meu amor o acompanharão, e pelo meu nome aumentará o seu poder.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 43:3 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.

Isaías 43:11 – Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 49:26 – “Sim, prisioneiros serão tirados de guerreiros, e despojo será retomado dos violentos; brigarei com os que brigam com você, e seus filhos, eu os salvarei. Farei seus opressores comerem sua própria carne; ficarão bêbados com seu próprio sangue, como com vinho. Então todo mundo saberá que eu, o Senhor, sou o seu Salvador, seu Redentor, o Poderoso de Jacó”.

Jeremias 31:31 – “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá”.

Ezequiel 17:24 – Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. ” ‘Eu o Senhor falei, e eu o farei’ “.

Ezequiel 34:24 – Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será o líder no meio delas. Eu, o Senhor, falei.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Ezequiel 37:25 – Viverão na terra que dei ao meu servo Jacó, a terra onde os seus antepassados viveram. Eles e os seus filhos e os filhos de seus filhos viverão ali para sempre, e o meu servo Davi será o seu líder para sempre.

Daniel 9:25 – “Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.

Daniel 10:21 – mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Marcos 2:10 – Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico —

Marcos 4:12 – a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados! ’”

Lucas 2:11 – Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Atos dos Apóstolos 4:11 – Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 13:23 – “Da descendência desse homem Deus trouxe a Israel o Salvador Jesus, como prometera.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

2 Coríntios 2:10 – Se vocês perdoam a alguém, eu também perdôo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês,

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 1:14 – em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Tito 2:10 – a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

2 Pedro 1:11 – e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Judas 1:25 – ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *