Estudo de João 14:27 – Comentado e Explicado

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!
João 14:27

Comentário de Albert Barnes

Paz que deixo com você – Essa era uma forma comum de bênção entre os judeus. Veja as notas em Mateus 10:13 . É a invocação das bênçãos da paz e da felicidade. Nesse lugar, porém, era muito mais que uma mera forma ou um desejo vazio. Veio dAquele que tinha poder para fazer as pazes e conferi-las a todos, Efésios 2:15 . Refere-se aqui particularmente às consolações que ele deu a seus discípulos em vista de sua morte que se aproximava. Ele os exortara a não serem incomodados João 14: 1 , e declarara razões pelas quais não deveriam ser. Ele explicou a eles por que estava prestes a deixá-los; ele prometeu a eles que voltaria; ele garantiu que o Espírito Santo os confortaria, ensinaria e os guiaria. Por todas essas verdades e promessas, ele providenciou a paz deles no momento em que se aproximava. Mas a expressão também se refere, sem dúvida. à paz que é dada a todos os que amam o Salvador. Eles são por natureza inimizade contra Deus, Romanos 8: 7 . Suas mentes são como o mar agitado, que não pode descansar, cujas águas a leste de lama e terra, Isaías 57:20 . Eles estavam em guerra com a consciência, com a lei e perfeições de Deus, e com todas as verdades da religião. Seu estado após a conversão é descrito como um estado de paz. Eles são reconciliados com Deus; eles concordam com todas as suas reivindicações; e eles têm uma alegria que o mundo não conhece na palavra, nas promessas, na lei e nas perfeições de Deus, no plano da salvação e nas esperanças da vida eterna. Veja Romanos 1: 7 ; Romanos 5: 1 ; Romanos 8: 6 ; Romanos 14: 7 ; Gálatas 5:22 ; Efésios 2:17 ; Efésios 6:15 ; Filemom 4: 7 ; Colossenses 3:15 .

Minha paz – Como eu só posso transmitir. A paz especial que minha religião está preparada para transmitir.

Não como o mundo –

1. Não como os objetos que os homens comumente perseguem – prazer, fama, riqueza. Eles deixam cuidado, ansiedade, remorso. Eles não atendem aos desejos da mente imortal e são incapazes de proporcionar a paz de que a alma precisa.

2. Não como os homens do mundo dão. Eles o saudam com palavras vazias e lisonjeiras, mas sua amizade declarada costuma reinar e não tem sinceridade. Você não pode ter certeza de que eles são sinceros, mas eu sou.

3. Não como sistemas de filosofia e religião falsa. Eles professam dar paz, mas não é real. Ainda não a voz da consciência; não tira o pecado; não reconcilia a alma com Deus.

4. Minha paz é aquela que satisfaz todas as necessidades da alma, silencia os alarmes da consciência, é fixa e segura em meio a todas as mudanças externas e permanecerá na hora da morte e para sempre. Quão desejável, em um mundo de ansiedade e cuidado, possuir essa paz! e como todos os que não o têm devem buscar aquilo que o mundo não pode dar nem tirar!

Nem tenha medo De qualquer dor, perseguição ou provação. Você tem um amigo que nunca o deixará; uma paz que sempre o atenderá. Ver João 14: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

Paz. Figura do discurso Synecdoche. Grego. eirene. Seis vezes em João, sempre pelo Senhor. Compare Daniel 10:19 .

com você = para você.

Minha paz Somente o Príncipe da Paz ( Isaías 9: 6 ) pode dar a verdadeira paz. Compare João 16:33 ; João 20:19 , João 20:21 , João 20:26 . Lucas 24:36 .

até = para,

mundo. Kosmos grego . App-129. O mundo fala de paz, e temos sociedades de paz e templos de paz, enquanto as nações estão se armando até os dentes. O mundo ( Atos 4:27 ) matou Aquele que veio trazer a paz, e agora fala em criar uma “Paz Mundial” sem o Príncipe da Paz, ignorando os Salmos 2: 1. Provérbios 1: 25-27 . Tessalonicenses 5: 8 .

nem . Mede grego .

tenha medo = mostre covardia. Grego. deiliao. Ocorre apenas aqui. O substantivo deilia. Ocorre apenas em 2 Timóteo 1: 7 , e o adjetivo deilos em Mateus 8:26 . Marcos 4:40 . Apocalipse 21: 8 .

Comentário de John Calvin

27. Paz que eu deixo com você. Com a palavra paz, ele significa prosperidade, que os homens costumam desejar um ao outro quando se encontram ou se separam; pois tal é a importância da palavra paz na língua hebraica. Ele, portanto, alude ao costume comum de sua nação; como se ele tivesse dito, eu te dou meu adeus. Mas ele imediatamente acrescenta que essa paz tem um valor muito maior do que o que geralmente se encontra entre os homens, que geralmente têm a palavra paz, mas friamente na boca, por meio de cerimônia, ou, se desejam sinceramente a paz a alguém, ainda assim não podem realmente conceder. Mas Cristo os lembra que sua paz não consiste em um desejo vazio e inútil, mas é acompanhada pelo efeito. Em resumo, ele diz que se afasta deles no corpo, mas que sua paz permanece com os discípulos; isto é, que eles serão sempre felizes através de sua bênção.

Não deixe seu coração ser perturbado. Ele novamente corrige o alarme que os discípulos sentiram por causa de sua partida. Não há motivo para alarme, ele lhes diz; pois eles querem apenas sua presença corporal, mas desfrutam de sua presença real através do Espírito. Vamos aprender a estar sempre satisfeitos com esse tipo de presença, e não vamos dar um reino frouxo à carne, que sempre liga a Deus por suas invenções externas.

Comentário de Adam Clarke

Paz que deixo com você – A forma judaica de saudação e bênção. Um desejo de paz entre eles deve, portanto, ser entendido: que você prospere de corpo e alma e desfrute de todo bem terrestre e celestial! Para o significado desta palavra, veja Mateus 5: 9 .

Minha paz vos dou – Tanta tranquilidade de alma, tanta felicidade ininterrupta de mente, tanta amizade eterna com Deus como eu gosto, que todos gostem! E essa bênção vos dou: é meu último, meu melhor, meu legado moribundo.

Não como o mundo dá – Não como os judeus, em desejos vazios: não como as pessoas do mundo, em elogios vazios. Suas saudações e bênçãos são geralmente questões de cerimônia personalizada e educada, dadas sem desejo ou desígnio; mas quero dizer o que eu digo; o que eu te desejo, que eu te darei. Para seus seguidores, Jesus dá a paz, a compra, a preserva e a estabelece. Ele é o autor, príncipe, promotor e guardião da paz.

Nem deixe que tenha medo – ??de de???at? , Não deixe seu coração recuar por medo de qualquer mal que se aproxima. Este é o significado apropriado da palavra. Em poucas horas você será mais poderosamente atacado; mas fique firme: – o mal somente cairá sobre mim; e esse mal resultará em seu conforto e salvação, e na redenção de um mundo perdido.

Comentário de Thomas Coke

João 14:27 . Paz que deixo com você: “A paz esteja com você” era a saudação e o elogio comuns dados mutuamente pelos judeus entre si na reunião e na despedida. Mas, embora esse elogio implique o desejo de tudo o que possa fazer alguém feliz, ele costumava ser usado sem qualquer significado. Na melhor das hipóteses, era apenas um desejo, por mais sincero que fosse, e não tinha eficácia real em fazê-lo a quem foi dado feliz. Mas na boca de Jesus, por cuja sabedoria e poder são governados os negócios do mundo, um desejo de faraó era um assunto de um tipo muito diferente: sua paz, sua bênção de despedida poderia atrair todo tipo de felicidade sobre aqueles que eram os objetos dele. Consequentemente, ele encorajou seus discípulos a partir dessa consideração, sob a perspectiva de sua partida; desejando que eles não ficassem nem um pouco ansiosos com o que lhes aconteceria depois que ele se fosse. Veja a nota em Mateus 10:13 .

Comentário de Scofield

Paz Cf. (Veja Scofield “ Mateus 10:34 “) .

mundo kosmos = sistema mundial. João 15:18 ; João 15:19 ; João 7: 7 . (Veja Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Paz deixo contigo, minha paz vos dou; não como o mundo dá, eu vos dou. Não deixe seu coração perturbado, nem tenha medo.

Paz deixo com você – Paz em geral; paz com Deus e com suas próprias consciências.

Minha paz – Em particular; aquela paz que eu desfruto, e que eu crio, eu dou – Neste instante.

Não como o mundo dá – Insatisfatório, inquieto, transitório; mas enchendo a alma de constante, até tranqüilidade. Senhor, nos dê sempre esta paz! Quão serenamente podemos passar pelas cenas mais turbulentas da vida, quando tudo está quieto e harmonioso por dentro! Tu fizeste a paz através do sangue da tua cruz. Esforcemo-nos por preservar o presente inestimável, inviolável, até que ele emita na paz eterna!

Referências Cruzadas

Números 6:26 – o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Jó 34:29 – Mas, se ele permanecer calado, quem poderá condená-lo? Se esconder o rosto, quem poderá vê-lo? No entanto, ele domina igualmente sobre homens e nações,

Salmos 11:1 – No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes”?

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 28:3 – Não me dês o castigo reservado para os ímpios e para os malfeitores, que falam como amigos com o próximo, mas abrigam maldade no coração.

Salmos 29:11 – O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.

Salmos 56:3 – Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.

Salmos 56:11 – nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?

Salmos 72:2 – para que ele julgue com retidão e com justiça os teus que sofrem opressão.

Salmos 72:7 – Floresçam os justos nos dias do rei, e haja grande prosperidade enquanto durar a lua.

Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Salmos 91:5 – Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,

Salmos 112:7 – Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.

Provérbios 3:25 – Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios,

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 32:15 – até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Isaías 54:7 – “Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta.

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Isaías 55:12 – Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Jeremias 1:8 – Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor.

Lamentações 3:17 – Tirou-me a paz; esqueci-me do que significa prosperidade.

Ezequiel 2:6 – E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros, e você viva entre escorpiões. Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde.

Daniel 4:1 – O rei Nabucodonosor, aos homens de todas nações, povos e línguas, que vivem no mundo inteiro: Paz e prosperidade!

Daniel 6:25 – Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: “Paz e prosperidade!

Zacarias 6:13 – Ele construirá o templo do Senhor, será revestido de majestade e se assentará em seu trono para governar. E ele será sacerdote no trono. E haverá harmonia entre os dois’.

Mateus 10:26 – “Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

Lucas 1:79 – para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”.

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

Lucas 10:5 – “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’.

Lucas 12:4 – “Eu lhes digo, meus amigos: não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer.

João 14:1 – “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

João 20:26 – Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 18:9 – Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: “Não tenha medo, continue falando e não fique calado,

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Romanos 8:6 – A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 1:3 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Gálatas 1:3 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo,

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Gálatas 6:16 – Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus.

Efésios 2:14 – Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

Filipenses 4:7 – E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Colossenses 1:2 – aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

2 Tessalonicenses 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Hebreus 7:2 – e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa “rei de justiça”; depois, “rei de Salém” quer dizer “rei de paz”.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *