Estudo de Romanos 12:2 – Comentado e Explicado

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.
Romanos 12:2

Comentário de Albert Barnes


E não se conformar … – A palavra traduzida como “conformada” significa apropriadamente colocar a forma, moda ou aparência de outra pessoa. Pode se referir a qualquer coisa relacionada ao hábito, maneira, vestuário, estilo de vida, etc., de outros.

Deste mundo – t? a???? t??t? to aioni touto A palavra que é comumente traduzida como “mundo”, quando aplicada ao universo material, é ??sµ?? kosmos “cosmos”. A palavra usada aqui denota corretamente uma idade ou geração de pessoas. Pode denotar uma geração específica ou pode ser aplicada à corrida. Às vezes é usado em cada um desses sentidos. Assim, aqui pode significar que os cristãos não devem se conformar às máximas, hábitos, sentimentos etc. de uma era perversa, luxuosa e idólatra, mas devem se conformar apenas aos preceitos e leis do evangelho; ou o mesmo princípio pode ser estendido a todas as épocas, e a direção pode ser que os cristãos não se conformem com os hábitos, estilos e costumes predominantes do mundo, as pessoas que não conhecem a Deus. Eles devem ser governados pelas leis da Bíblia; moldar suas vidas segundo o exemplo de Cristo; e formar-se por princípios diferentes daqueles que prevalecem no mundo. Na aplicação desta regra, há muita dificuldade. Muitos podem pensar que não estão em conformidade com o mundo, enquanto podem facilmente perceber que o próximo é. Eles se entregam a muitas coisas que os outros pensam serem conformes ao mundo, e se opõem a muitas coisas que os outros pensam inocentes. O desígnio desta passagem é, sem dúvida, produzir um espírito que não deve encontrar prazer na pompa e vaidade do mundo; e que considerará todos os divertimentos vãos e alegrias com aversão, e levará a mente a encontrar prazer em coisas melhores.

Sede transformados – A palavra da qual a expressão aqui é derivada significa “forma, hábito” e morphe A direção é “colocar de outra forma, mudar a forma do mundo pela do cristianismo”. Essa palavra se referiria apropriadamente à aparência externa, mas à expressão que o apóstolo usa imediatamente, “renovação da mente”. mostra que ele não pretendia usá-lo apenas com referência a isso, mas à acusação de todo o homem. O significado é: não valorize um espírito. dedicado ao mundo, seguindo suas vãs modas e prazeres, mas cultiva um espírito apegado a Deus, seu reino e causa.

Pela renovação – Pelo fazer novo; a mudança para novas visões e sentimentos. O cristão é frequentemente representado como uma nova criatura; 2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 6:15 ; Efésios 4:24 ; 1 Pedro 2: 2 .

Sua mente – A palavra traduzida como “mente” denota corretamente o intelecto, distinto da vontade e dos afetos. Mas aqui parece ser usado como aplicável a todo o espírito que se distingue do corpo, incluindo o entendimento, a vontade e os afetos. Como se ele dissesse: Que essa mudança não se repita apenas no corpo, mas na alma. Que não seja uma mera conformidade externa, mas que se sente no espírito. Todas as mudanças externas, se a mente não fosse mudada, seriam inúteis ou seriam hipocrisia. O cristianismo procura reinar na alma; e tendo seu assento ali, a conduta e os hábitos externos serão regulados de acordo.

Para que você possa provar – A palavra usada aqui d???µ??? dokimazo é comumente aplicada a metais, para a operação de testes ou para experimentá-los pela gravidade do fogo, etc. Portanto, também significa explorar, investigar, verificar. Este é o seu significado aqui. O sentido é que uma mente tão renovada é essencial para uma investigação bem-sucedida após a vontade de Deus. Tendo disposição para obedecê-lo, a mente estará preparada para entender seus preceitos. Haverá uma correspondência entre os sentimentos do coração e sua vontade; um bom tato ou gosto, que admitirá suas leis e veja a propriedade e a beleza de seus mandamentos. Um coração renovado é a melhor preparação para o estudo do cristianismo; como um homem temperado é o mais adequado para entender os argumentos da temperança; o homem que é casto, tem os argumentos da castidade com mais clareza e força etc. Um coração apaixonado pelas modas e loucuras do mundo não é adequado para apreciar os argumentos da humildade, da oração etc. “Se alguém quiser faça sua vontade, ele saberá da doutrina se é de Deus ”, João 7:17 . A razão pela qual o coração é renovado é que podemos fazer a vontade de Deus: o coração que é renovado é mais adequado para apreciar e entender sua vontade.

Que bom … – Esta parte do versículo pode ser traduzida, para que você possa investigar a vontade de Deus ou averiguar a vontade de Deus, o que é bom, perfeito e aceitável. A vontade de Deus diz respeito aos seus mandamentos em relação à nossa conduta, suas doutrinas em relação à nossa crença, seus procedimentos providenciais em relação às nossas circunstâncias externas. Significa o que Deus exige de nós, de qualquer maneira que possa ser conhecida. Eles não erram de seus caminhos, que buscam sua orientação e que, não confiando em sua própria sabedoria, mas em Deus, se comprometem com ele. “O manso ele guiará no julgamento, e o manso ele ensinará o seu caminho”, Salmo 25: 9 . A palavra “bom” aqui não é um adjetivo que concorda com “vontade”, mas um substantivo. “Para que encontres a vontade de Deus, o que é bom e aceitável.” Isso implica que aquilo que é bom é a vontade dele; ou que possamos encontrar sua vontade encontrando o que é bom e perfeito. Isso é bom, que promove a honra de Deus e os interesses de seu universo.

Perfeito – Livre de defeitos, manchas ou ferimentos. Aquilo que tem todas as suas partes completas, ou que não é desproporcional. Aplicado à religião, significa o que é consistente, o que é realizado; que é evidenciado em todas as circunstâncias e reações da vida.

Aceitável – Aquilo que será agradável a Deus. ou que ele aprovará. Dificilmente há um texto mais difícil na Bíblia do que este, ou um que seja mais cheio de significado. Envolve o principal dever da religião de ser separado do mundo; e expressa a maneira pela qual esse dever pode ser cumprido e em que podemos viver de modo a verificar e fazer a vontade de Deus. Se todos os cristãos obedecessem a isso, a religião seria honrada em toda parte. Se todos se separassem dos vícios e loucuras, dos divertimentos e alegrias do mundo, Cristo seria glorificado. Se todos estivessem verdadeiramente renovados em suas mentes, perderiam o gosto por essas coisas e, procurando apenas fazer a vontade de Deus, não demorariam a encontrá-la.

Comentário de E.W. Bullinger

não Grego. eu App-105.

conformado . Grego. suschematizo. Somente aqui e 1 Pedro 1:14 . Compare 1 Coríntios 4: 6 .

mundo . Grego. ai o n . App-129.

transformado . Grego. metamorphoomai. Ver Mateus 17: 2 .

renovando . Grego. anacainose. Somente aqui e Tito 3: 5 . Compare Hebreus 6: 6 .

seu = o.

isso, etc. = para (grego. eis) sua prova.

isso = o.

perfeito . Grego. Teleios App-125.

vontade . Grego. thelema. App-102.

Comentário de John Calvin

2. E não vos conformeis com este mundo, etc. O termo mundo tem vários significados, mas aqui significa os sentimentos e a moral dos homens; ao qual, não sem justa causa, ele nos proíbe de nos conformar. Pois, como o mundo inteiro jaz em maldade, cabe a nós adiar tudo o que temos do velho, se realmente colocarmos em Cristo: e para remover toda dúvida, ele explica o que quer dizer, declarando o contrário. natureza; pois ele pede que sejamos transformados em novidade de espírito. Esses tipos de contraste são comuns nas Escrituras; e, assim, um assunto é apresentado mais claramente.

Agora assista aqui e veja que tipo de renovação é exigida de nós: não é apenas a carne, ou a parte inferior da alma, como os Sorbonistas explicam esta palavra; mas da mente, que é a parte mais excelente de nós, e à qual os filósofos atribuem a supremacia; pois eles chamam de ??eµ?????? , o poder principal; e a razão é imaginada como uma rainha muito sábia. Mas Paulo a puxa para baixo de seu trono, e assim a reduz a nada, ensinando-nos que devemos ser renovados em mente. Por quanto nos lisonjeamos, essa declaração de Cristo ainda é verdadeira – que todo homem deve nascer de novo, que entraria no reino de Deus; pois na mente e no coração estamos completamente alienados da justiça de Deus.

Para que você possa provar, (380) etc. Aqui você tem o propósito para o qual devemos colocar em uma nova mente, – que adeus aos nossos próprios conselhos e desejos, e aos de todos os homens, podemos estar atentos à única vontade de Deus, cujo conhecimento é a verdadeira sabedoria. Mas se a renovação de nossa mente é necessária, a fim de provarmos qual é a vontade de Deus, é evidente como é contrário a Deus.

Os epítetos adicionados são destinados ao propósito de recomendar a vontade de Deus, para que possamos procurá-la com maior entusiasmo: e para restringir nossa perversidade, é realmente necessário que a verdadeira glória da justiça e perfeição seja atribuída a a vontade de Deus. O mundo se convence de que as obras que ele criou são boas; Paulo exclama, que o que é bom e certo deve ser verificado nos mandamentos de Deus. O mundo se elogia e se deleita com suas próprias invenções; mas Paulo afirma que nada agrada a Deus, exceto o que ele ordenou. O mundo, a fim de encontrar a perfeição, desliza da palavra de Deus para seus próprios dispositivos; Paulo, ao fixar a perfeição na vontade de Deus, mostra que, se alguém passa por cima dessa marca, é iludido por uma imaginação falsa.

O que [Stuart] diz na última cláusula parece justo, que deve ser tomado por si só e que as palavras não concordam com “vontade”, mas permanecem sozinhas, sendo do gênero neutro. Caso contrário, não podemos afixar nenhuma idéia como “aceitável”; pois seria inadequado dizer que a vontade de Deus é “aceitável” para ele, sendo auto-evidente.

“Bom” , ??a???, é útil, vantajoso, benéfico; “Aceitável” , e?a?est??, é o que é agradável e aceito por Deus; e “perfeito” , por exemplo, é completo, completo, sem nenhum defeito ou correto e correto.

Deve-se ter em mente, como observa [Pareus], ??que, para discernir e entender corretamente a vontade de Deus, o apóstolo nos ensina que “a renovação da mente” é necessária; caso contrário, como ele acrescenta, “nossa natureza corrupta fascinará nossos olhos para que eles não vejam, ou se vejam, voltem nossos corações e vontades, que não possam aprovar, ou se aprovam, nos impedirão de seguir o que é aprovado. ” – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E não se conforme com este mundo – por este mundo, a???? t??t? , pode ser entendido o estado atual das coisas entre judeus e gentios; os costumes e modas das pessoas que então viviam, particularmente os gentios, que não tinham poder nem forma de piedade; embora alguns pensem que a economia judaica, freqüentemente denominada ??? ???? olam hazzeh , este mundo, esse estado peculiar das coisas, é o único objetivo. E o apóstolo os adverte contra os usos revividos que Cristo havia abolido: essa exortação ainda continua com força total. O mundo que agora é – Este estado atual das coisas, é tão contrário ao espírito do cristianismo genuíno quanto o mundo era então. Orgulho, luxo, vaidade, extravagância no vestuário e vida tumultuada prevalecem agora, como antes, e são tão indignos da busca de um cristão quanto prejudiciais à sua alma e odiosos à vista de Deus.

Sejam transformados – metetaµ??f??s?e , Sejam metamorfoseados, transfigurados, apareçam como novas pessoas e com novos hábitos, pois Deus lhe deu uma nova forma de adoração, para que sirvam na novidade do espírito, e não na velhice da a carta. A palavra implica uma mudança radical, completa e universal, tanto externa quanto interna. Seneca, Epis. vi, mostra-nos a força dessa palavra quando usada em sentido moral. Sentio, diz ele, não é um Emendari me tantum, sed Transfigurari ; “Percebo que não sou apenas emendado, mas transformado:” i. e totalmente renovado.

Pela renovação de sua mente – Deixe que a mudança interior produza o exterior. Onde o espírito, o temperamento e a disposição da mente, Efésios 4:23 , não são renovados, uma mudança externa é apenas de pouco valor, e de curta duração.

Para que você possa provar – ??? t? d???µa?e?? , Que você possa ter provas práticas e conhecimento experimental da vontade de Deus – de seu propósito e determinação, que é bom em si; infinitamente. Aceitável, bem, agradável e bem recebido por toda mente que é renovada e transformada.

E perfeito – , e?e??? , Finalizado e completo: quando a mente é renovada e toda a vida muda, então a vontade de Deus é perfeitamente cumprida; pois esse é seu grande design em referência a todo ser humano.

Schoettgen supõe que essas palavras se refiram inteiramente à lei judaica. Os cristãos deveriam renunciar a este mundo – o estado judaico das coisas; ser transformados, tendo suas mentes iluminadas no culto cristão puro e simples, para que pudessem provar a grande diferença característica entre os dois convênios: o último sendo bom em oposição aos estatutos que não eram bons, Ezequiel 20:25 ; aceitável, em oposição aos sacrifícios e ofertas que Deus não aceitaria, como está escrito, Salmos 40: 6-8 ; e perfeito, em oposição àquele sistema que era imperfeito e que não tornava nada perfeito, e era apenas a sombra das coisas boas que estavam por vir. Há engenhosidade e probabilidade nessa visão do sujeito.

Comentário de John Wesley

E não sejais conformes a este mundo; mas sede transformados pela renovação de vossa mente, para que possais provar qual é a boa, agradável e aceitável e perfeita vontade de Deus.

E não se conforme – nem no julgamento, no espírito nem no comportamento.

Para este mundo – que, negligenciando a vontade de Deus, segue inteiramente a sua.

Para que você possa provar – Saiba com certeza por provação; o que é facilmente feito por quem se apresentou a Deus.

Qual é essa boa, aceitável e perfeita vontade de Deus – A vontade de Deus está aqui para ser entendida de toda a parte preceptiva do cristianismo, que é em si tão excelentemente boa, tão aceitável a Deus e tão perfeita em nossa natureza .

Referências Cruzadas

Exodo 23:2 – “Não acompanhe a maioria para fazer o mal. Ao testemunhar num processo, não perverta a justiça para apoiar a maioria,

Levítico 18:29 – “Todo aquele que fizer alguma destas abominações, aqueles que assim procederem serão eliminados do meio do seu povo.

Deuteronômio 18:9 – Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam.

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 34:8 – Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 119:47 – Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.

Salmos 119:72 – Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro.

Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

Salmos 119:103 – Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!

Salmos 119:128 – Por isso considero justos os teus preceitos e odeio todo caminho de falsidade.

Salmos 119:174 – Anseio pela tua salvação, Senhor, e a tua lei é o meu prazer.

Provérbios 3:1 – Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

Provérbios 3:13 – Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,

Ezequiel 18:31 – Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

João 7:7 – O mundo não pode odiá-los, mas a mim odeia porque dou testemunho de que o que ele faz é mau.

João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

João 15:19 – Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Romanos 7:12 – De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.

Romanos 7:14 – Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 3:19 – Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”;

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 6:14 – Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Efésios 5:10 – e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 4:3 – A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

2 Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Tiago 1:27 – A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

1 Pedro 2:3 – agora que provaram que o Senhor é bom.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

1 João 3:13 – Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *