Estudo de Hebreus 12:2 – Comentado e Explicado

Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus.
Hebreus 12:2

Comentário de Albert Barnes


Olhando para Jesus – Como um incentivo adicional para fazer isso, o apóstolo nos exorta a olhar para o Salvador. Devemos olhar para sua vida santa; a sua paciência e perseverança nas provações; ao que ele suportou para obter a coroa e ao seu sucesso e triunfo final.

O autor e consumador de nossa A palavra “nosso” não está no original aqui e obscurece o sentido. O significado é que ele é o primeiro e o último como exemplo de fé ou de confiança em Deus – ocupando nisso, como em todas as outras coisas, a preeminência, e sendo o modelo mais completo que pode ser colocado diante de nós. O apóstolo não o havia enumerado entre os que haviam sido distinguidos por sua fé, mas agora ele se refere a ele como acima de todos; como um caso que merecia permanecer por si só. É provável que haja uma continuação aqui da alusão aos jogos gregos que o apóstolo havia começado no verso anterior. A palavra “autor” – ??????? archegon- (marg. Iniciante) – significa adequadamente a fonte ou causa de qualquer coisa; ou alguém que começa. É traduzido em Atos 3:15 ; Atos 5:31 , “Príncipe”; em Hebreus 2:10 , “Capitão”; e no lugar diante de nós, “Autor”.

Isso não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. A frase “o iniciante da fé”, ou o líder da fé, expressaria a idéia. Ele está à frente de todos aqueles que forneceram um exemplo de confiança em Deus, pois ele próprio era o exemplo mais ilustre disso. A expressão, portanto, não significa adequadamente que ele produz fé em nós, ou que acreditamos porque ele nos faz acreditar – seja qual for a verdade sobre isso -, mas que ele está à frente como o exemplo mais eminente que pode ser. referido no assunto da fé. Somos exortados a olhá-lo, como se nos jogos gregos houvesse alguém diante do corredor que já havia levado todas as palma da vitória; que sempre fora triunfante e com quem não havia ninguém que pudesse ser comparado. A palavra “finalizador” – te?e??t?? teleioten- corresponde em significado à palavra “autor”. Isso significa que ele é o completo e o iniciante; o último e o primeiro.

Como até agora não havia ninguém que pudesse ser comparado com ele, também não haverá ninguém no futuro; compare Apocalipse 1: 8 , Apocalipse 1:11 . “Eu sou Alfa e Ômega, o começo e o fim, o primeiro e o último.” A palavra não significa que ele foi o “consumador” da fé, no sentido de que ele faz nossa fé completa ou a aperfeiçoa – o que quer que seja verdade sobre isso -, mas que ele ocupa essa posição elevada de estar além da comparação acima de todas as outras. Igualmente no começo e no fim, no começo da fé e no seu fim, ele se destaca. Para esse modelo ilustre, devemos olhar – como um piloto faria em alguém que sempre teve tanto sucesso que superou todos os concorrentes e rivais. Se esse for o significado, não será explicado adequadamente, como é comum (ver Bloomfield e Stuart no loc.), Dizendo que a palavra aqui é sinônimo de “recompensador” e se refere ao ß?aße?t?? brabeutes- ou ao distribuidor do prêmio; compare notas em Colossenses 3:15 . Não há nenhum caso em que a palavra seja usada nesse sentido no Novo Testamento (compare Passow), nem essa interpretação apresentaria um pensamento tão bonito e apropriado como o sugerido acima.

Quem pela alegria que lhe foi apresentada – Ou seja, quem, em vista de toda a honra que ele teria à direita de Deus, e a felicidade que ele experimentaria pela consciência de que havia redimido um mundo, estava disposto suportar as tristezas ligadas à expiação.

Suportou a cruz – Suportou pacientemente a ignomínia e a dor relacionadas ao sofrimento da morte na cruz.

Desprezando a vergonha – desconsiderando a ignomínia de tal modo de morte. Agora é difícil perceber a força da expressão “suportando a vergonha da cruz”, como foi entendido no tempo do Salvador e dos apóstolos. As visões do mundo mudaram, e agora é difícil desinvestir a “cruz” das associações de honra e glória que a palavra sugere, de modo a apreciar as idéias que a cercavam então. Existe um certo grau de desonra que atribuímos à guilhotina, mas a ignomínia de uma morte na cruz foi maior que isso; há desgraça presa ao bloco, mas a ignomínia da cruz era maior que isso; há uma infâmia muito mais profunda presa à forca, mas a ignomínia da cruz foi maior que isso. E essa palavra – a cruz – que quando agora proclamada aos ouvidos dos refinados, dos inteligentes e até dos frívolos, excita uma idéia de honra, aos ouvidos do povo de Atenas, Corinto e Roma, entusiasmado mais profundamente nojo do que a palavra “forca” faz conosco – pois era considerada a punição apropriada para os mais infames da humanidade.

Agora, mal podemos apreciar esses sentimentos e, é claro, a declaração de que Jesus “suportou a cruz, desprezando a vergonha”, não impressiona nossa mente com relação à natureza de seus sofrimentos e ao valor de seu exemplo, que deveria fazer. Quando agora pensamos na “cruz”, não é a multidão de escravos, ladrões, ladrões e rebeldes que morreram nela, mas a única grande vítima, cuja morte enobreceu até esse instrumento de tortura e cercou-o com uma auréola de glória. Estávamos acostumados a lê-lo como um padrão imperial na guerra nos dias de Constantino e como a bandeira sob a qual os exércitos marcharam para a conquista; está misturado com a mais doce poesia; é uma coisa sagrada nas catedrais mais magníficas; adorna o altar e é até objeto de adoração; está nas gravuras mais elegantes; é usado pela beleza e piedade como um ornamento perto do coração; está associado a tudo o que é puro no amor, grande no auto-sacrifício e santo na religião. Para ver aqui a verdadeira força da expressão, é necessário despir-se dessas idéias de glória que circundam a “cruz” e nos colocar nos tempos e nas terras em que, quando os mais infames da humanidade foram esticados sobre ele, era considerado para essas pessoas um modo apropriado de punição. Essa infâmia que Jesus estava disposto a suportar, e a força de sua confiança em Deus, seu amor pelo homem e a profundidade de sua humilhação, foram mostradas na prontidão e firmeza com que ele avançou para tal morte.

E está assentado à direita do trono de Deus – Exaltado ao mais alto lugar de dignidade e honra no universo; Marcos 16:19 nota; Efésios 1: 20-22 notas. O sentimento aqui é: “Imite o exemplo do grande Autor de nossa religião. Ele, tendo em vista a honra e a alegria diante dele, suportou os sofrimentos mais graves aos quais a estrutura humana pode ser submetida, e a forma de morte que é considerada a mais vergonhosa. Assim, em meio a todas as duras provações às quais você está exposto por causa da religião, pacientemente suporta tudo – pois as recompensas gloriosas, a felicidade e o triunfo do céu estão diante de você. ”

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 12: 2 . Olhandoaf????te? , literalmente, desviando o olhar de todas as outras coisas; para Jesus – Enquanto os israelitas feridos olhavam para a serpente de bronze. Nosso Senhor crucificado foi prefigurado pelo levantamento disso; nossa culpa pelas picadas das serpentes ardentes; e nossa fé, olhando para o remédio milagroso; o autor e consumador de nossa fé – Quem nos chamou para este empreendimento extenuante e glorioso, que nos anima por seu exemplo e nos apóia por sua graça, até que chegue o tempo em que nos concederá a coroa prometida; ou quem começa em nós, continua e aperfeiçoa. Quem pela alegria que lhe foi proposta – Nomeadamente, a de trazer muitos filhos à glória; ou, quem, em consideração a essa glória e dignidade, sua natureza humana deveria ser promovida, como recompensa de seus trabalhos e sofrimentos, e dessa satisfação e prazer que ele deveria ter na felicidade de seus membros, conquistada por eles por sua encarnação , vida e morte; pacientemente e voluntariamente suportou a cruz – A morte ignominiosa e dolorosa da crucificação, com toda a tortura e miséria a ela associadas; desprezando a vergonha – Não contabilizando a desgraça que assistiu a seus sofrimentos tão grandes e maus como por temerem que negligenciasse a acusação de seu grande e glorioso desígnio. Ele não desmaiou por causa disso; ele não considerou isso, em comparação com o efeito abençoado e glorioso de seus sofrimentos, que sempre estava nos seus olhos. E é estabelecido, & c. – Onde há plenitude de alegria para sempre. Veja em Hebreus 1: 3 ; Hebreus 8: 1 .

Comentário de E.W. Bullinger

Olhando = Desviando o olhar (dessas testemunhas). Grego. aphorao. App-133. Compare Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:23 .

Jesus . App-98.

Autor . Veja Hebreus 2:10 e Atos 3:15 .

Finalizador = Perfecter. Grego. teleiotes. Só aqui. Compare App-125 Hebreus 1: 2 .

. Grego. pistis . App-150. Ele está à frente do trem dos heróis da fé, e sozinho trouxe a fé à perfeição .

suportado = suportado pacientemente. Veja Hebreus 10:32 .

o = a.

a vergonha = vergonha.

está definido . Todos os textos lidos “sentou-se” .

at = on. Grego. en. App-104.

Deus App-98. A acusação é desviar o olhar das testemunhas do passado para Aquele que é a Testemunha fiel e verdadeira ( Apocalipse 3:14 ).

Comentário de John Calvin

2. Quem pela alegria que lhe foi proposta, etc. Embora a expressão em latim seja um tanto ambígua, de acordo com as palavras em grego, o significado do apóstolo é bastante claro; pois ele sugere que, embora fosse livre para Cristo se isentar de todos os problemas e levar uma vida feliz, abundante em todas as coisas boas, ele ainda sofreu uma morte amarga e, em todos os aspectos, ignominiosa. Pois a expressão, por alegria, é a mesma que, em vez de alegria; e alegria inclui todo tipo de prazer. E ele diz, posto diante dele, porque o poder de aproveitar-se dessa alegria era possuído por Cristo, e isso o agradava. Ao mesmo tempo, se alguém pensa que a preposição ??t? denota a causa final, não faço muita objeção; então o significado seria que Cristo não recusou a morte da cruz, porque viu sua questão abençoada. Eu ainda prefiro a exposição anterior. (244)

Mas ele nos recomenda a paciência de Cristo por duas razões, porque sofreu uma morte muito amarga e porque desprezava a vergonha. Ele então menciona o fim glorioso de sua morte, para que os fiéis saibam que todos os males que eles possam suportar terminarão em sua salvação e glória, desde que sigam a Cristo. O mesmo diz James: “Você já ouviu falar da paciência de Jó e sabe o fim”. ( Tiago 5:11 .) Então o apóstolo significa que o fim de nossos sofrimentos será o mesmo com os de Cristo, de acordo com o que Paulo diz: “Se sofrermos com ele, também reinaremos juntos”. ( Romanos 8:17 .)

Comentário de Adam Clarke

Olhando para Jesus – ?f????te? · Olhando de um lado para o outro, ou de e para; olhando para fora ou para o mundo e todas as preocupações seculares para Jesus e todas as coisas espirituais e celestiais relacionadas a ele. Isso ainda é uma alusão aos jogos gregos: aqueles que corriam deveriam manter os olhos fixos na marca do prêmio; eles devem manter o objetivo em vista. A exortação implica,

  1. Que eles devem depositar toda a sua esperança e confiança em Cristo, como seu único ajudante nesta corrida de fé.
  • Que eles deveriam considerá-lo seu líder neste concurso e imitar seu exemplo.
  • O autor e consumador de – fé – ??????? , traduzido aqui autor, significa, em geral, capitão ou líder, ou o primeiro inventor de uma coisa; veja Hebreus 2:10 . Mas a referência parece estar aqui para os ß?aße?? , ou juiz nos jogos, cuja tarefa era admitir os competidores e dar o prêmio ao conquistador. Jesus é aqui representado como esse oficial; todo cristão é um candidato nesta corrida da vida e pela vida eterna. O curso celestial é iniciado sob Jesus; e debaixo dele está completo. Ele é o finalizador, concedendo o prêmio àqueles que são fiéis até a morte. Assim, ele é o autor ou o juiz sob quem, e por cuja permissão e direção, de acordo com as regras da corrida celeste, eles podem entrar nas listas e iniciar a corrida, e ele é o finalizador, te?e??t?? , o aperfeiçoador , premiando e dando o prêmio que consuma os combatentes no final da corrida.

    Quem, pela alegria que lhe foi proposta – A alegria de cumprir a vontade do Pai, Salmos 40: 6-8 , etc., em provar a morte de todo homem; e tendo suportado a cruz e desprezado a vergonha dessa morte ignominiosa, Ele é posto à direita de Deus, sempre aparecendo na presença de Deus por nós, e continuando sua exibição de si mesmo como nosso sacrifício e sua intercessão como nossa. Mediador. Veja as notas em Hebreus 10: 5 , etc. Existem outras explicações diferentes dadas nesta cláusula, mas acho que aqui oferecidas é a mais natural. Nunca, em nenhum sentido, pode ser dito de Jesus que ele suportou a cruz etc., na perspectiva de obter uma glória eterna; quando ele teve a plenitude dessa glória com o Pai antes do mundo começar; João 17: 5 .

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 12: 2 . Olhando para Jesus Como um exemplo de paciência sob sofrimentos, que devem ser imitados por seus discípulos; como alguém gloriosamente recompensado em sua natureza humana pelos sofrimentos que nela sofreram; e como alguém que dará ao seu povo fiel o mesmo repouso feliz depois de seus sofrimentos; Ele tendo, como o Autor de sua fé prometeu, e podendo, como Consumador de sua fé, conferir essa recompensa gloriosa, cap. Hebreus 10: 35-36 . Não é dito de nossa fé, mas apenas t?? p?ste??, da fé, ou em geral. A palavra af????te?, procurando, significa apropriadamente, tirar nossa consideração de outras coisas, para que possamos fixá-las em Cristo. Alguns pensam que Cristo é chamado autor e consumador de nossa fé, em alusão aos juízes dos jogos, Hebreus 12: 1, que impõem leis aos contendores, pelos quais deveriam governar a si mesmos, e depois julgam as coroas aos conquistadores. . Assim, Cristo alivia o fardo de seu povo fiel, anima seu desmaio, retarda o progresso de seus inimigos e, por fim, põe sobre suas cabeças aquele belo diadema que ele comprou com seu próprio sangue. O Dr. Heylin, e vários outros, apresentam a seguinte cláusula: Quem, em vez da alegria que estava à sua frente, significava a honra e a felicidade que ele poderia ter desfrutado no mundo atual; mas a palavra p???e?µe??? tem uma referência tão evidente ao primeiro verso, que torna essa interpretação muito improvável: além disso, a palavra a?t? pode muito bem significar contra essa alegria; e então o significado será que ele desprezou a vergonha da cruz, em comparação com a alegria que lhe foi apresentada. Também não podemos imaginar um amor mais desinteressado do que aquele, que deve tornar seus pecadores em recuperação em Deus e a felicidade a grande alegria de seu coração; e, em subserviência à glória divina, o grande motivo de suas ações e sofrimentos.

    Comentário de Scofield

    autor

    líder ou originador. Ver margem ref., Hebreus 2:10 . (Veja Scofield “ Hebreus 2:10 “) .

    Comentário de John Wesley

    Olhando para Jesus, o autor e consumador de nossa fé; quem pela alegria que lhe foi proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha, e está assentado à direita do trono de Deus.

    Procurando – De todas as outras coisas.

    A Jesus – Como os israelitas feridos à serpente de bronze. Nosso Senhor crucificado foi prefigurado pelo levantamento disso; nossa culpa, pelas picadas das serpentes ardentes; e nossa fé, ao olharem para o remédio milagroso.

    O autor e consumador de nossa fé – Quem a inicia em nós, continua e aperfeiçoa.

    Quem pela alegria que lhe foi proposta – Paciente e voluntariamente suportou a cruz, com todas as dores anexadas a ela.

    E é estabelecido – Onde há plenitude de alegria.

    Referências Cruzadas

    Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

    Salmos 22:6 – Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo.

    Salmos 69:19 – Tu bem sabes como sofro zombaria, humilhação e vergonha; conheces todos os meus adversários.

    Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

    Salmos 138:8 – O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

    Isaías 8:17 – Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança.

    Isaías 31:1 – Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!

    Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

    Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

    Isaías 49:7 – Assim diz o Senhor, o Redentor e o Santo de Israel, àquele que foi desprezado e detestado pela nação, ao servo de governantes: “Reis o verão e se levantarão, líderes verão e se encurvarão, por causa do Senhor, que é fiel, o Santo de Israel, que o escolheu”.

    Isaías 50:6 – Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida.

    Isaías 53:3 – Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

    Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

    Miquéias 7:7 – Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.

    Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

    Mateus 16:21 – Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.

    Mateus 20:18 – “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte

    Mateus 20:20 – Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.

    Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

    Mateus 26:67 – Então alguns lhe cuspiram no rosto e lhe deram murros. Outros lhe davam tapas

    Mateus 26:68 – e diziam: “Profetize-nos, Cristo. Quem foi que lhe bateu? “

    Mateus 27:27 – Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e reuniram toda a tropa ao seu redor.

    Mateus 27:31 – Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo.

    Mateus 27:38 – Dois ladrões foram crucificados com ele, um à sua direita e outro à sua esquerda.

    Marcos 9:12 – Jesus respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo?

    Marcos 9:24 – Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! “

    Marcos 14:36 – E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

    Lucas 17:5 – Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé! “

    Lucas 23:11 – Então Herodes e os seus soldados ridicularizaram-no e zombaram dele. Vestindo-o com um manto esplêndido, mandaram-no de volta a Pilatos.

    Lucas 23:35 – O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. “Salvou os outros”, diziam; “salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido”.

    Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

    João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

    João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

    João 8:56 – Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se”.

    João 12:24 – Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.

    João 12:27 – “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

    João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

    João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

    João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

    João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

    Atos dos Apóstolos 2:25 – A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.

    Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

    Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

    Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

    1 Coríntios 1:7 – de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

    Efésios 2:16 – e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

    Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

    Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

    Filipenses 2:8 – E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

    Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

    2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

    Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

    Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

    Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

    Hebreus 1:13 – A qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”?

    Hebreus 2:7 – Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra;

    Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

    Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

    Hebreus 7:19 – ( pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma ), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus.

    Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

    Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

    Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

    Hebreus 10:14 – porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.

    Hebreus 10:33 – Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados.

    Hebreus 11:36 – Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,

    Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

    1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

    1 Pedro 2:23 – Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

    1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

    1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

    1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

    1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

    1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

    Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

    Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

    Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

    Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

    Apocalipse 2:8 – Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *